Objetivo do blog

Este blog tem o objetivo de divulgar a doutrina espírita baseando-se nas aulas da 6ª turma de mocidade espírita do C.E.B. Seara de Luz. Todos os textos aqui encontrados foram fruto de pesquisas sobre o tema feitas em livros ou através de páginas na internet. O Blog não tem fins lucrativos. Todos as publicações deste blog podem servir de fonte para pesquisa, porém não devem ser tomadas como única fonte, busque sempre livros e outras páginas da web para uma comparação.
Boa leitura!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Há muitas moradas na casa de meu pai

Nosso Mestre Jesus já nos disse “Há muitas moradas na casa de meu pai”. Hoje temos entendimento para entender o que nosso irmão nos disse há tantos anos atrás, a final, o que eram essas muitas moradas?
O que nosso Mestre nos deixou no passado foi uma premissa para um tema que seria desenvolvido com o passar do tempo, hoje com todo o conhecimento científico, filosófico e religioso que temos, é possível juntarmos tudo e concluir que, para a evolução de espíritos de graus de evolução tão diferentes, nada mais justo do que diversos mundos também em graus de evolução diferentes.
Imaginem como seria a encarnação de um espírito em sua primeira experiência no reino hominal, sem nunca ter raciocinado antes, com seu intelecto ainda primitivo, agora imaginem esse “homem” nos nossos dias atuais, com toda a tecnologia que temos, incompatível não acham?
Pois é, por isso existem outras moradas, como disse Cristo, essas outras moradas são nada mais do que outros planetas, em diversos estágios de evolução diferentes, hoje nosso planeta Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos segundo os estudos atuais, depois desse tempo todo ainda há milhares de outros planetas sendo formados e outros milhares que já existiam muito antes da Terra, cada qual com seu avanço tecnológico.
Os planetas nada mais são do que escolas da vida, nos quais encarnamos em busca de nos melhorar e aprender mais e mais sobre a escala evolutiva e sobre como ser útil ao próximo. Sabemos que não há como regredir na escala evolutiva, somente como progredir ou estagnar, sendo que dentre esses dois, a decisão de evoluir mais rápido ou mais devagar é tomada através do nosso livre-arbítrio, sendo assim, um espírito pode evoluir na mesma velocidade que o planeta onde se encontra, ou pode levar mais ou menos tempo do que essa evolução planetária, vamos exemplificar:
Se repararmos hoje no nosso planeta Terra, veremos que temos espíritos encarnados de diversos graus de evolução, temos aqueles que buscam melhorar a si próprios, e temos aqueles que ainda insistem em melhorar a própria condição não importando o que tenha que fazer com os outros para que isso aconteça, temos aqueles que buscam a melhoria do espírito e aqueles que ainda focam sua encarnação na aquisição de poder e bens materiais. Chega uma hora, que esses dois tipos de espíritos não podem mais viver juntos, pois um atrapalha a evolução do outro, por isso de tempos em tempos há uma divisão, onde os espíritos que acompanham a evolução do planeta se mantém nele e os que não acompanham são levados a encarnar em outros planetas compatíveis com seu grau de evolução.
Nosso planeta Terra até os dias atuais era um planeta de provas e expiações, onde os espíritos encarnam com objetivo de corrigir os erros do passado e passam por experiências impostas para que aprendam com elas, mas estamos em uma fase em que o planeta se transforma para uma fase de regeneração, onde os espíritos que aqui reencarnarem não mais passarão por tantas provas, e sim por lições e experiências mais voltadas para o aperfeiçoamento do espírito, ou seja, agora só encarna na Terra quem tiver o real objetivo de se melhorar e buscar ajudar na evolução alheia.
Esse processo de transição acontece com todos os planetas, um planeta muito comentado na nossa doutrina é o de Tríade, um planeta localizado na constelação do cocheiro, num sistema solar chamado Capela, na nossa doutrina ouvimos muito falar nos exilados de Capela, vamos explicar o porquê.
Capela, o sistema onde se encontra o planeta Tríade, passava por um processo de transição igual ao que a Terra passa hoje, de provas e expiações para Regeneração, no qual os espíritos que não estavam compatíveis com o andar da evolução do planeta seriam levados para outros lugares mais compatíveis com seu grau evolutivo, nessa época a Terra ainda estava muito primitiva, iniciando a vivência humana. Esses espíritos, vindos do sistema de Capela, vieram para o planeta Terra, onde seriam seres mais evoluídos que os daqui, e ajudariam a alavancar a evolução do planeta através de seus conhecimentos trazidos das vivências anteriores em Capela, já os outros que se mantinham no mesmo padrão de evolução de Capela, continuaram sua caminhada ali.
Dessa forma funciona a dinâmica de evolução em vários estágios, com espíritos de diversos graus de evolução vivendo em planetas também em diversos estágios de desenvolvimento, todos em sincronia e guiados pela sabedoria divina, que controla como e quando esses espíritos devem transitar de um planeta para o outro, através de espíritos de esferas mais elevadas, capazes de auxiliar no processo de escolha desses planetas para os quais os espíritos são levados.
Há diversas literaturas que tratam desse assunto que, por ser muito extenso, não conseguiremos tratar aqui, portanto, se você ficou interessado nessa história da nossa humanidade, seguem abaixo alguns livros muito interessantes que falam a respeito:
Os exilados de Capela
Herdeiros do novo mundo
Missionários da Luz
Atlântida, no reino da luz
Atlântida, no reino das trevas

Até a próxima,
João

Nenhum comentário:

Postar um comentário