Objetivo do blog

Este blog tem o objetivo de divulgar a doutrina espírita baseando-se nas aulas da 6ª turma de mocidade espírita do C.E.B. Seara de Luz. Todos os textos aqui encontrados foram fruto de pesquisas sobre o tema feitas em livros ou através de páginas na internet. O Blog não tem fins lucrativos. Todos as publicações deste blog podem servir de fonte para pesquisa, porém não devem ser tomadas como única fonte, busque sempre livros e outras páginas da web para uma comparação.
Boa leitura!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Espíritos errantes e recordação das vidas passadas

Que todos somos espíritos encarnados nós já sabemos, já sabemos também que a encarnação é um estágio transitório, que nossa verdadeira vida é no plano espiritual, com isso iniciamos mais um tema, nesse texto iremos tratar da recordação das existências anteriores e definir o que são espíritos errantes.

Nós reencarnamos diversas vezes, sendo que cada encarnação é programada de acordo com nossos méritos das vidas passadas, além disso, toda encarnação tem um tempo determinado, um prazo de validade, e quando esse prazo termina voltamos a nossa verdadeira pátria, a pátria espiritual.

A grande divergência de crenças e as inúmeras suposições sobre o que acontece após a morte nos gera um certo desconforto e até mesmo medo do que nos espera após o desencarne, por esse e por outros motivos o processo de desencarne nos causa certo trauma, em alguns esse trauma é mais intenso e em outros mais ameno, isso depende de diversos fatores como grau de esclarecimento, as ações que tomou durante a vida, o padrão vibracional em que se encontra, se foi uma morte violenta ou não, a idade em que desencarnou (jovem ou idoso), tudo isso influencia nesse processo de desencarne, por isso é necessário que o espírito passe por um sono renovador, ele dorme para adaptar-se a nova condição, a de desencarnado.

Antes desse sono renovador, acontece o fenômeno já tantas vezes comentado, o famoso filme de nossa vida, antes de dormirmos temos uma rápida lembrança de todos os momentos dessa encarnação que acabou de encerrar, lembrando desde a infância até o dia do desencarne, lembrando desde os fatos mais insignificantes até os acontecimentos mais importantes, tudo para que possamos avaliar o que fizemos da nossa vida enquanto estávamos encarnados.

Esse sono pelo qual todos passamos leva um determinado tempo, esse tempo é determinado pelo grau de esclarecimento de cada um, alguns podem levar dias dormindo, outros meses, cada um ao seu tempo, até que o espírito esteja conformado com a nova condição a que faz parte. Após esse sono renovador, o espírito passa por um processo em que pouco a pouco, e com auxílio dos espíritos superiores, vai recordando de suas existências anteriores, com o objetivo de comparar com a mais recente e ver o que havia sido proposto de mudanças e o que realmente mudou para melhor. Essa recordação das vidas passadas também depende do grau de esclarecimento de cada espírito, a medida em que sua mente se abre para o conhecimento, seu espírito se torna mais puro e pode acessar essas memórias, de forma que essas lembranças o ajudem a corrigir os erros e assim se torne um espírito melhor.

Até que sejamos espíritos puros, ou seja, até que não mais necessitemos das experiências da carne para aprender a nos melhorar, somos considerados espíritos em estágio de aprendizagem, nesse estágio somos classificados como espíritos errantes. Espíritos errantes são todos aqueles que ainda aguardam por uma reencarnação, pois necessitam dela para o aperfeiçoamento do espírito, entre uma reencarnação e outra, ficamos na erraticidade, e é nessa erraticidade que temos tempo para palestras, cursos e aprendizados voltados exclusivamente para o aperfeiçoamento de nossa moral e intelecto, para que quando reencarnarmos possamos levar todo esse conhecimento para uma vida melhor, buscando a perfeição.

Todos nós temos a chance de nos melhorar e cada reencarnação é um novo começo, onde começamos com diversos propósitos, tentemos então cumprir esses propósitos e se possível até superá-los, pois a felicidade se encontra na superação de si mesmo, quando somos felizes por poder fazer outras pessoas felizes, esse é o verdadeiro amor relatado por nosso mestre Jesus.

Um excelente dia a todos!
João

Nenhum comentário:

Postar um comentário