Objetivo do blog

Este blog tem o objetivo de divulgar a doutrina espírita baseando-se nas aulas da 6ª turma de mocidade espírita do C.E.B. Seara de Luz. Todos os textos aqui encontrados foram fruto de pesquisas sobre o tema feitas em livros ou através de páginas na internet. O Blog não tem fins lucrativos. Todos as publicações deste blog podem servir de fonte para pesquisa, porém não devem ser tomadas como única fonte, busque sempre livros e outras páginas da web para uma comparação.
Boa leitura!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Aula 76. Corpo Físico


Corpo físico

Para finalizar o nosso ciclo de temas sobre tudo o que influi na nossa evolução, nada melhor do que tratarmos da principal ferramenta da nossa experiência terrestre não é mesmo? E que ferramenta é essa? O corpo físico.

Bom, se somos espíritos e só utilizamos do corpo físico para passar as experiências terrenas e, além disso, ainda temos um corpo novo a cada encarnação, para que nos preocupar com esse corpo não é mesmo? PENSAMENTO ERRADO!!
Realmente nosso corpo físico é uma ferramenta de evolução. Os engenheiros espirituais, quando vamos encarnar, planejam o nosso corpo físico com as características necessárias para que cumpramos cada etapa do que nos comprometemos lá no plano espiritual, nesse corpo são colocadas algumas funções e predisposições para algumas ocorrências que haverão durante nossa vida como encarnados. Como assim?
Boa parte das doenças que temos já eram previstas antes mesmo de encarnarmos, para que, com ela, pudéssemos aprender algo, já outras doenças são causadas pelo que fazemos com nosso corpo aqui na Terra. Já que começamos a falar de doenças e problemas físicos, vamos começar nosso papo dividindo isso em duas partes, o que é relacionado ao lado físico e o que é relacionado ao lado mental.
Causas físicas:
Todos nos sabemos o quanto é gostoso comer aquele sanduíche do Mc Donald’s, ou aquela picanha com uma gordurinha show de bola, cerveja, coca cola, tudo muito gostoso, mas também tudo pouco saudável se comermos e bebermos somente isso não é mesmo? Temos sempre que tomar cuidado do colesterol, do peso, da alimentação balanceada, pois é, um trabalhão danado, mas acreditem, isso também é necessário para o nosso crescimento.
Nosso corpo vem com uma programação e uma vida útil já determinados, vida útil essa que serve para que passemos tudo aquilo que seja necessário, sendo assim, é necessário que cuidemos da saúde do nosso corpo para que ele esteja saudável até a “data de validade” dele, como fazer isso? Tendo uma alimentação balanceada, fazendo exercícios físicos e mantendo a mente ativa, a final os centenários dizem que esse é o segredo da longevidade, fácil não é, mas não custa tentar não é? Pois se não cuidarmos do nosso corpo, vamos pouco a pouco diminuindo a nossa expectativa de vida e atrasar um pouco mais nossa evolução, olha que responsabilidade.
Causas mentais ou psicológicas:
Lembram daquele papo do pensamento? Pois é, outra coisa que influencia muito nosso corpo físico são nossos pensamentos e sentimentos. É sério João? É sim, sabe porquê?
Os temas anteriores nos mostraram que os pensamentos que temos mudam nosso padrão vibratório, esse padrão altera nossa energia para positiva ou negativa, o que influencia no equilíbrio de nossos chacras (centros de força energéticos), que por sua vez estão ligados ao perispírito e ao corpo físico, portanto, nossos pensamentos e sentimentos influenciam nossas fontes de energia e consequentemente nosso corpo físico, causando doenças que tem origem desse desequilíbrio emocional e psicológico, são essas as famosas doenças psicossomáticas.
Só para ilustrar o que isso é, reparem que pessoas que são muito nervosas, estressadas e que reclamam de tudo e de todos, normalmente tem tendência a ter azias, problemas no estômago e em casos mais graves até úlceras, tudo isso porquê o chacra da região gástrica está ligado ao nosso sentimento de raiva, nervosismo, calma e serenidade, e quando ficamos nervosos, ele se desequilibra, e a longo prazo nos causa um problema no estômago, interessante não?
Da mesma forma, quando guardamos mágoa e não falamos aquilo que está “entalado” na garganta, isso nos causa desde aquele simples “nó na garganta” até uma faringite ou irritação das amídalas.

Isso é para que nos atentemos que somos responsáveis por tudo aquilo que nos acontece, fisicamente e espiritualmente também. Pronto agora que sabemos que somos responsáveis por tudo isso, vamos começar a falar sobre reencarnações e nossas missões quando encarnados, mas isso fica para outro post. Espero que tenham gostado.

Até a próxima!
João

Nenhum comentário:

Postar um comentário