Feche os olhos e imagine uma panela de pressão!
Agora fecha os olhos de novo e imagine um martelo!
Viram? Nossa mente faz com que geremos imagens na nossa cabeça sem que estejamos vendo aquela figura no exato momento em que pensamos nela, assim chegamos ao nosso tema de hoje, pensamento e vontade. Essa é a aula 74 do programa de aulas da mocidade espírita da AEE.
Um dirigente meu de mocidade falava que devemos lembrar que, tudo o que existe hoje já existiu antes na mente de alguém, e é a mais pura verdade, pois as coisas surgem da nossa imaginação. A comunicação entre um lado do mundo e o outro em questão de segundos era só um desejo 50 anos atrás, hoje é uma realidade comum. Se tudo começa no pensamento, com nossa doutrina não seria diferente.
O pensamento é uma forma de energia, e como tal vibra diferente em cada pensamento que lançamos, essas vibrações formam em nossa mente formas das mais variadas possíveis, cada qual representando uma imagem. É como se naquele momento em que pensamos na panela de pressão, formasse uma imagem em miniatura de uma panela de pressão acima de nossa cabeça, o mesmo aconteceria com o martelo, por exemplo. Lógico que estes são exemplos ilustrativos, mas todo e qualquer tipo de pensamento gera essas formas, às quais chamamos de formas pensamento.
Toda forma de energia depende da vibração com a qual está ligada, portanto pensamentos benfeitores e de padrão vibratório elevado geram formas pensamento igualmente elevados, com cores e formas mais sutis, já os pensamentos maliciosos e de baixo padrão vibratório geram formas pensamento de cores escuras e perturbadoras, de igual padrão vibratório inferior.
Essas formas pensamento têm uma duração, que depende da intensidade com que foram geradas, quando pensamos em algo no qual desejamos muito, e continuamos a pensar nisso várias outras vezes, essa forma pensamento cresce cada vez mais e dura por mais tempo.
Quando o pensamento é de algo do próprio pensador, a forma pensamento rodeia em torno dele próprio, se mantendo ali enquanto estiver na mente do pensador, já quando o pensamento é emitido imaginando ou desejando algo à outra pessoa, esse pensamento viaja até ela, tendo a duração controlada pela intensidade com que o pensador a gerou, logicamente, esse pensamento só permanece junto à pessoa “alvo” desde que a mesma se encontre em padrão vibratório próximo do pensamento gerado para ela. Há ainda um caso em que o pensamento é gerado, mas não tem como alvo nem o pensador, nem outra pessoa qualquer, nesse caso, o pensamento anda vagando num oceano de outros pensamentos sem dono, até encontrar alguém que esteja na mesma vibração e que passe a alimentar esse pensamento.
Dessa forma, nos tornamos responsáveis por tudo aquilo que pensamos. Pensamento é vontade, e quando desejamos algo com muita intensidade, a chance de aquilo realmente acontecer é maior, claro que há mágica, não é possível que de uma hora pra outra criemos água do nosso pensamento, como disse aumentam as chances de aquilo acontecer. Sendo assim podemos chegar à conclusão de que, se começarmos a fazer algo acreditando desde o início que vai dar errado, certamente dera errado, pois não estaremos nos dedicando todo o nosso empenho naquilo, já quando se faz algo com a certeza de que dará certo, nos empenhamos o máximo possível, dando maior chance de obter sucesso, tudo isso porque como disse, pensamento é energia, e quando essa energia é boa atrai mais energia boa, quando é energia ruim atrai mais energia ruim, com o pensamento é o mesmo, quando pensarmos em algo positivo, atrairemos mais pensamentos positivos e coisas positivas acontecerão em nossa vida, já se pensarmos sempre negativo, focando no pessimismo, as coisas não darão certo e estaremos sempre envoltos por energias negativas. Com isso concluímos que é verdade aquela sábia frase escrita em “O pequeno príncipe” que diz que Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas, e é verdade, pois somos os únicos responsáveis por tudo o que acontece na nossa vida, é a lei de ação e reação, se pensar em coisas boas, coisas boas acontecerão na sua vida, se pensar em coisas ruins, acontecimentos ruins virão.
Um mundo melhor se faz a cada dia, com cada pensamento, e pensamentos são contagiosos, assim como a alegria e o amor. Portanto tenha pensamentos positivos, e distribua alegria e amor por onde passa, nem sempre é fácil, mas se nos propusermos a fazer isso sempre que lembrarmos, estaremos cativando as pessoas ao nosso redor e fazendo com que essas também cativem outras, e assim estaremos fazendo nossa parte nessa evolução do planeta, não podemos mudar o mundo sozinhos, mas podemos ajudar outros milhões de pessoas a melhorar juntos esse mundo.
Até a próxima!
João