Um espírito pode viver em corpos inferiores ao do Ser Humano?
Na antiguidade, povos da Ásia, África e Europa acreditavam que o espírito do homem poderia voltar a viver na Terra em uma nova existência. Alguns desses povos acreditavam que essa nova existência poderia ser vivida com um espírito humano reencarnando em um corpo animal e vice versa. A Essa teoria se dá o nome de Metempsicose.
A doutrina espírita esclarece que um espírito humano jamais poderia voltar a ocupar um corpo animal, digo voltar pois, como vimos em temas passados, todo espírito passa por um processo evolutivo de reino em reino, primeiramente no reino mineral, seguindo para o vegetal, animal e hominal, sendo que, após ter passado por todas essas experiências e aprendizados, seria incompatível com a evolução do espírito voltar a ocupar um corpo tão rústico e limitado como o de um animal. Tal fato seria como colocar Santos Dumont vendendo côco na praia, seria desperdiçar o potencial dele certo?
Um espírito reencarna somente em corpos iguais ou superiores ao de seu estado atual, de acordo com seu grau evolutivo, sendo assim, um espírito tem a opção de estagnar ou evoluir, nunca regredir, tal é a Lei Divina do Progresso.
(Fonte: Blog Grupo de Estudo “Allan Kardec” – www.grupoallankardec.blogspot.com)
Tratando-se de processos de reencarnação, iremos a princípio dividir esses processos em dois, a reencarnação compulsória e a reencarnação programada.
Alguns espíritos, com um grau de evolução já mais elevado, são cientes de seus defeitos e do que é necessário melhorar numa próxima vivência na Terra, sendo esses capazes de auxiliar os espíritos responsáveis a traçar nossos corpos e nossas vivências na encarnação através do que chamamos de reencarnação dirigida ou programada, onde o espírito reencarnante pode escolher algumas provas e até algumas características do corpo físico que lhe será concedido, sempre com orientações dos mentores espirituais dedicados a esse processo.
Há também os espíritos que não estão preparados o suficiente para entender o processo evolutivo, tomando ainda escolhas infelizes e estando presos aos conceitos materiais. Tais espíritos não têm a clareza necessária para auxiliar nas características físicas e psicológicas de sua próxima encarnação, assim como também não estão preparados para escolher as provações de sua próxima vivência, dessa forma, o plano superior projeta toda a vivência futura do espírito sem a interferência deste, a essa reencarnação se dá o nome de reencarnação compulsória.
Hoje em dia a maioria das reencarnações é programada, pois nosso estágio evolutivo já permite que saibamos quais são nossos defeitos e necessidades para trabalhar e evoluir, mesmo que tomemos decisões erradas e façamos escolhas infelizes, o fazemos sabendo que aquilo é errado e que haveremos de pagar um dia, dessa forma, antes de reencarnar auxiliamos na projeção de nossa próxima vivencia na escola da vida, a Terra.
Não é fácil cumprir aqui na Terra o que nos propusemos no plano espiritual, ainda mais quando não lembramos de tudo aquilo que ajudamos a planejar lá em cima, portanto, enquanto estivermos aqui nessa escola da vida chamada Terra, que possamos encarar todas adversidades com cabeça erguida e vontade de se superar, pois tudo aquilo que passamos já foi planejado antes mesmo de nascermos, com nossa ajuda provavelmente, então se escolhemos passar por tais situações, passemos por elas bem, para depois desfrutar da alegria e satisfação de ter se melhorado.
Até a próxima,
Duten
Nenhum comentário:
Postar um comentário