Busca do equilíbrio entre corpo e mente. A busca por esse equilíbrio tem levado pessoas de todas as partes do mundo a procurar terapias e técnicas de relaxamento, meditação e respiração que as levem a relaxar o corpo, trabalhar a mente e aliviar o stress. Dentre essas práticas há uma que vem sido muito praticada no Brasil, a pratica do Yoga. Apesar de nunca ter praticado, me interessei bastante pelo artigo que li em um site, explicando sobre o que é e quais os benefícios dessa prática para o nosso corpo e mente.
O Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5.000 anos. A palavra Yoga é derivada da raiz sânscrita “yuj”, que significa união, junção, comunhão, integração. Busca a União entre o homem e o universo. O Yoga nos ensina que o objetivo de vida de cada indivíduo é embarcar na jornada interior do autoconhecimento e da auto-realização. Busca a disciplina do intelecto, da mente, das emoções e da vontade, onde a mente incansável é acalmada e a energia, dirigida para canais construtivos fornecendo paz e energia para seu corpo.
Com a prática do Yoga adquirimos uma vida mais saudável, tranqüila e feliz. Os músculos do corpo são tonificados, os órgãos internos massageados, o funcionamento das glândulas é equilibrado, os problemas respiratórios, digestivos e de coluna são revertidos ou evitados e a disposição, o bem-estar, o humor e a concentração são significativamente melhorados. A prática da Yoga é uma atividade que, sem estressar ou forçar músculos, ossos e articulações, rejuvenesce e equilibra o corpo, e essa restauração do corpo livra a mente dos desequilíbrios causados pelos passos acelerados da vida moderna, trazendo-a de volta à simplicidade e à paz.
No Hatha Yoga, as posturas (asanas) trabalham, de maneira visível, os músculos e articulações, dependendo das limitações físicas.
Então, uma sessão de hatha yoga vai trabalhar o corpo em coordenação com a respiração, e essas posturas vão desmanchar os bloqueios, alongar, tonificar e fortalecer os músculos.
A respiração suavizará os músculos e liberará as tensões profundas. Essa liberação atuará sobre a musculatura profunda da coluna vertebral e libertará, ao mesmo tempo, as redes nervosas, tanto do sistema voluntário como do sistema autônomo.
Essa libertação das tensões musculares e das conexões entre os músculos e os sistemas nervosos, favorecerá o fluir da inteligência corporal embutida, permitindo o bom funcionamento do ser humano.
Essa libertação das tensões musculares e das conexões entre os músculos e os sistemas nervosos, favorecerá o fluir da inteligência corporal embutida, permitindo o bom funcionamento do ser humano.
Começamos nosso yoga pela prática física, depois começamos a focar nossa atenção exclusivamente sobre a respiração. Levando nossa atenção para dentro, desviando nossa atenção dos estímulos externos para o dentro de nós, chegaremos nesse maravilhoso estado do aqui e agora, com cada parte de nosso ser. Um método holístico para nos encontrar, entrar em sintonia consigo mesmo.
Como disse anteriormente, os ásanas compõem a parte física do Yoga. São posturas que trabalham músculos e articulações, ativando as glândulas endócrinas e órgãos, fazendo com que tudo em nosso corpo funcione, em uma incrível sintonia.
Há diversas academias em São Paulo nas quais você pode praticar o Yoga, alguns lugares tem a prática gratuitamente, como alguns CEUs, por exemplo, basta dar uma pesquisada e certamente irá encontrar.
Até a próxima,
Duten
(Fonte teórica: http://www.taichichuan.com.br/index.php?pagina=yoga
Fonte de imagens: www.google.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário