Objetivo do blog

Este blog tem o objetivo de divulgar a doutrina espírita baseando-se nas aulas da 6ª turma de mocidade espírita do C.E.B. Seara de Luz. Todos os textos aqui encontrados foram fruto de pesquisas sobre o tema feitas em livros ou através de páginas na internet. O Blog não tem fins lucrativos. Todos as publicações deste blog podem servir de fonte para pesquisa, porém não devem ser tomadas como única fonte, busque sempre livros e outras páginas da web para uma comparação.
Boa leitura!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

#EGM 2012 - Somos mais que mil, somos um!

Boa tarde, pessoal!!

Quem é do movimento de mocidade já imagina o que o título quer dizer, para quem ainda não sabe se liga...

Todos os anos no carnaval temos o EGM (Encontro Geral de Mocidades), que reúne todas as mocidades espíritas da Aliança Espírita Evangélica durante os 4 dias do carnaval, nesses quatro dias os jovens participam de atividades voltadas ao tema do encontro, tema esse que busca unir a alegria e energia do jovem com seu crescimento moral.

Todos os anos temos atingido um público grande de participantes, que vem crescendo mais a cada ano, e esse ano não foi diferente, antes mesmo de encerrarem as inscrições para o encontro, já passou de 1000 o número de fichas de inscrição, por isso temos o orgulho de dizer:
"Somos mais que mil, somos um!!"
Tudo isso porque o encontro é uma forma de unir em laços fraternos essas mais de mil pessoas em busca de um único ideal, a diversão sadia e fraterna nessa época tão conturbada que é o carnaval, mostrando ao mundo que é possível se divertir, doando amor e alegria e fazendo amigos verdadeiros.

Por isso agradeço a cada um que faz parte dessa grande família chamada Mocidade!!
Grande Abraço a todos!!!


João



A linha entre o "ser" e o "ter" - Autor desconhecido

A linha entre o "ser" e o "ter" ainda será capaz de gerar muitas discussões neste universo onde, no dia-a-dia, as pessoas procuram relacionar-se .

Aqui eu quero abrir uma nova perspectiva para o "ser" e o "ter" - a idéia de que não devemos "ser para ter" ou "ter para ser", mas sim que devemos analisar mais profundamente aquilo que consumimos.

Você está achando estranho eu falar sobre ter e ser e depois entrar com o que consumimos, não é?

Deixe eu explicar o porquê!
Muitas pessoas me dizem: "eu quero ser antes de ter", - mas ter o quê?
Outras pessoas dizem: "eu quero ter, depois vou ser", - mas ser o quê?

Todo ser humano se auto-constrói diariamente!
Sim, o ser humano se constrói com cada pensamento que emite, com cada ação que pratica e com cada emoção que sente.
Todas estas coisas nos são impostas pelas circunstâncias da vida ou nós as geramos individualmente, de acordo com o nosso estado de espírito.

Estamos, assim, exercendo um processo de consumo e utilização daquilo que faz parte de nosso universo.

Quando damos muita importância para alguma ingratidão, passamos a consumi-la; quando damos muita importância para alguma tristeza, passamos a consumi-la também e o mesmo ocorrerá com todos os fatores que compõem a nossa existência como amor, ódio, certeza, incerteza, gratidão, ingratidão, esperança, desesperança, alegria, tristeza...

E nossas emoções e sentimentos são como nosso metabolismo: teremos saúde com uma alimentação sadia ou teremos deficiências com uma alimentação incompleta.
A falta de algum elemento no consumo de certos alimentos normalmente causará danos ao nosso organismo levando-nos, muitas vezes, a ganhar uma nova companheira de viagem: uma doença.

Nosso alimento é o que refletirá nosso corpo e nossas emoções e sentimentos são o que refletirão nossa alma.
Esses dois parceiros fazem sombra um ao outro e, quando se separam, podem causar danos às vezes, até, irreparáveis.

Vamos lá! Observe bem sua vida!
Analise tudo que anda consumindo neste momento:

- Você tem mágoas espalhadas pelo seu coração?
- Você tem alguma tristeza guardada a sete chaves no seu pensamento?
- Você tem algo que deveria ter perdoado e não perdoou?
- Você tem alguém que gostaria de rever por aí, mas não procurou?

Entendeu o que quis dizer com consumo?
Pois é: tudo aquilo que você consumir através de seu metabolismo e de suas emoções um dia se refletirá, da mesma forma, na sua existência.

É hora de escolher e vigiar!
É hora de conscientizar seu íntimo que você é aquilo que consome, tanto no corpo como na alma.

Dê um basta em tudo que possa poluir sua maneira de ser, seu jeito de felicidade e sua vontade de vencer.

Se você pretende ser uma pessoa nutritiva, consuma coisas nutritivas.

Alimente-se de atitudes nutritivas e de pessoas nutritivas.
Você pode! Você deve! E, principalmente, você merece, tenha absoluta certeza disso!

Autor desconhecido

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Você sabe onde será o próximo EGM?

Boa tarde, pessoal!!

Fico muito feliz de compartilhar com vocês a notícia que acabei de receber do pessoal da coordenação do EGM (Encontro Geral de Mocidades). Como todos sabem, as inscrições para o EGM 2012 começaram na semana passada, com data limite para se inscrever até o dia 04 de Dezembro, daqui duas semanas, porém o local do encontro ainda não havia sido definido e permanecia um mistério pois nem os possíveis locais haviam sido divulgados. Pois é, chega de tanto suspense e vamos para a ótima notícia: O ENCONTRO GERAL DE MOCIDADES DE 2012 SERÁ NA REGIONAL SÃO PAULO SUL!!!!!

Isso mesmo, o local escolhido para sediar o Encontro Geral de Mocidades de 2012 foi o Campus 3 da Universidade Santo Amaro (UNISA), localizado na Rua Humbolt, 29 - Santo Amaro. Esse local foi escolhido por conta de sua ótima infra-estrutura, com 14 banheiros masculinos e 14 femininos, mais de 43 salas, 2 quadras, uma excelente área verde, entre outras coisas, ou seja, teremos uma boa estrutura para receber os 1000 jovens no próximo encontro.

Para quem acompanha a jornada dos encontros, sabe que a regional SP Sul sempre teve o sonho de um dia realizar o Encontro Geral, hoje essa é a nossa realidade, lógico que por ser uma regional pequena, não temos como coordenar tudo, o que nos leva para mais uma novidade, o encontro será coordenado por todas as regionais, promovendo uma interação de todos desde os primeiros detalhes, a final a intenção é sempre a união de todos.

Tudo já está sendo planejado com muito carinho para que vocês curtam cada minuto, então agora é só arrumar as malas e nos preparar para matar a saudade dos amigos e se divertir pra valer num carnaval inesquecível. Bora pro Geral galera!!!

Até a próxima!
João

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Espíritos errantes e recordação das vidas passadas

Que todos somos espíritos encarnados nós já sabemos, já sabemos também que a encarnação é um estágio transitório, que nossa verdadeira vida é no plano espiritual, com isso iniciamos mais um tema, nesse texto iremos tratar da recordação das existências anteriores e definir o que são espíritos errantes.

Nós reencarnamos diversas vezes, sendo que cada encarnação é programada de acordo com nossos méritos das vidas passadas, além disso, toda encarnação tem um tempo determinado, um prazo de validade, e quando esse prazo termina voltamos a nossa verdadeira pátria, a pátria espiritual.

A grande divergência de crenças e as inúmeras suposições sobre o que acontece após a morte nos gera um certo desconforto e até mesmo medo do que nos espera após o desencarne, por esse e por outros motivos o processo de desencarne nos causa certo trauma, em alguns esse trauma é mais intenso e em outros mais ameno, isso depende de diversos fatores como grau de esclarecimento, as ações que tomou durante a vida, o padrão vibracional em que se encontra, se foi uma morte violenta ou não, a idade em que desencarnou (jovem ou idoso), tudo isso influencia nesse processo de desencarne, por isso é necessário que o espírito passe por um sono renovador, ele dorme para adaptar-se a nova condição, a de desencarnado.

Antes desse sono renovador, acontece o fenômeno já tantas vezes comentado, o famoso filme de nossa vida, antes de dormirmos temos uma rápida lembrança de todos os momentos dessa encarnação que acabou de encerrar, lembrando desde a infância até o dia do desencarne, lembrando desde os fatos mais insignificantes até os acontecimentos mais importantes, tudo para que possamos avaliar o que fizemos da nossa vida enquanto estávamos encarnados.

Esse sono pelo qual todos passamos leva um determinado tempo, esse tempo é determinado pelo grau de esclarecimento de cada um, alguns podem levar dias dormindo, outros meses, cada um ao seu tempo, até que o espírito esteja conformado com a nova condição a que faz parte. Após esse sono renovador, o espírito passa por um processo em que pouco a pouco, e com auxílio dos espíritos superiores, vai recordando de suas existências anteriores, com o objetivo de comparar com a mais recente e ver o que havia sido proposto de mudanças e o que realmente mudou para melhor. Essa recordação das vidas passadas também depende do grau de esclarecimento de cada espírito, a medida em que sua mente se abre para o conhecimento, seu espírito se torna mais puro e pode acessar essas memórias, de forma que essas lembranças o ajudem a corrigir os erros e assim se torne um espírito melhor.

Até que sejamos espíritos puros, ou seja, até que não mais necessitemos das experiências da carne para aprender a nos melhorar, somos considerados espíritos em estágio de aprendizagem, nesse estágio somos classificados como espíritos errantes. Espíritos errantes são todos aqueles que ainda aguardam por uma reencarnação, pois necessitam dela para o aperfeiçoamento do espírito, entre uma reencarnação e outra, ficamos na erraticidade, e é nessa erraticidade que temos tempo para palestras, cursos e aprendizados voltados exclusivamente para o aperfeiçoamento de nossa moral e intelecto, para que quando reencarnarmos possamos levar todo esse conhecimento para uma vida melhor, buscando a perfeição.

Todos nós temos a chance de nos melhorar e cada reencarnação é um novo começo, onde começamos com diversos propósitos, tentemos então cumprir esses propósitos e se possível até superá-los, pois a felicidade se encontra na superação de si mesmo, quando somos felizes por poder fazer outras pessoas felizes, esse é o verdadeiro amor relatado por nosso mestre Jesus.

Um excelente dia a todos!
João

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Família corporal e família espiritual

Família!

A primeira imagem que vem em nossa mente quando vemos ou ouvimos essa palavra é a de um conjunto de pessoas, normalmente formada por pai, mãe e filhos, isso porque o conceito de família é a união de pessoas que convivem e compartilham seus pensamentos e experiências do dia a dia.
Junto com o conceito de família, vem também o conceito dos laços de sangue e dos laços de criação. A ligação entre pai e filho não é exclusivamente dominada pelos laços de sangue. Os pais biológicos somente dão as características genéticas de seus filhos, toda a educação moral é passada através de anos de educação familiar, formando o caráter de seus filhos desde os primeiros anos de vida. Tudo isso faz com que os membros de uma família criem laços através da coletividade, vivendo em cumplicidade e com sentimento de amor e de fraternidade.
Nossa família aqui na Terra já é escolhida antes mesmo de encarnarmos, muitas vezes vivemos com pessoas com as quais já convivemos em vidas anteriores, elas são escolhidas de acordo com as experiências necessárias para a nossa vivencia na Terra, com o objetivo de nos aproximar, criando um vínculo muito maior do que o vínculo carnal, a esse vínculo chamamos de vínculo espiritual.
A família espiritual é criada através dos laços de afeto, um grupo de pessoas que criam afinidades com o passar dos tempos, essas famílias são formadas por esses laços e não tem uma duração determinada como a família corporal, nem mesmo as diversas encarnações separam esses espíritos, pois seus laços são tão fortes que transpassam até mesmo a barreira da carne. Esse laço se desenvolve também quando estamos na Terra, aquele amigo que nos acompanha durante toda a vida, com quem confidenciamos nossos mais íntimos segredos, criando verdadeiros laços fraternos que nos unem muito além da carne, com ele criamos uma amizade que é levada por toda a eternidade e que pode nos acompanhar por muitas e muitas encarnações.
Tudo o que fazemos aqui quando encarnados é gravado e levado para toda a eternidade, com as amizades e sentimentos não poderia ser diferente, os laços de afeto e fraternidade criados aqui na Terra são perpetuados no plano espiritual, por isso quando desencarnamos voltamos a ver, de acordo com nosso merecimento, todos aqueles que já fizeram parte de nossas vidas passadas. Esta é a importância de mantermos relações harmoniosas com as pessoas com as quais convivemos hoje, para que estas possam nos receber de braços abertos lá no outro plano, na nossa verdadeira casa.

Boa semana a todos!
João

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Há muitas moradas na casa de meu pai

Nosso Mestre Jesus já nos disse “Há muitas moradas na casa de meu pai”. Hoje temos entendimento para entender o que nosso irmão nos disse há tantos anos atrás, a final, o que eram essas muitas moradas?
O que nosso Mestre nos deixou no passado foi uma premissa para um tema que seria desenvolvido com o passar do tempo, hoje com todo o conhecimento científico, filosófico e religioso que temos, é possível juntarmos tudo e concluir que, para a evolução de espíritos de graus de evolução tão diferentes, nada mais justo do que diversos mundos também em graus de evolução diferentes.
Imaginem como seria a encarnação de um espírito em sua primeira experiência no reino hominal, sem nunca ter raciocinado antes, com seu intelecto ainda primitivo, agora imaginem esse “homem” nos nossos dias atuais, com toda a tecnologia que temos, incompatível não acham?
Pois é, por isso existem outras moradas, como disse Cristo, essas outras moradas são nada mais do que outros planetas, em diversos estágios de evolução diferentes, hoje nosso planeta Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos segundo os estudos atuais, depois desse tempo todo ainda há milhares de outros planetas sendo formados e outros milhares que já existiam muito antes da Terra, cada qual com seu avanço tecnológico.
Os planetas nada mais são do que escolas da vida, nos quais encarnamos em busca de nos melhorar e aprender mais e mais sobre a escala evolutiva e sobre como ser útil ao próximo. Sabemos que não há como regredir na escala evolutiva, somente como progredir ou estagnar, sendo que dentre esses dois, a decisão de evoluir mais rápido ou mais devagar é tomada através do nosso livre-arbítrio, sendo assim, um espírito pode evoluir na mesma velocidade que o planeta onde se encontra, ou pode levar mais ou menos tempo do que essa evolução planetária, vamos exemplificar:
Se repararmos hoje no nosso planeta Terra, veremos que temos espíritos encarnados de diversos graus de evolução, temos aqueles que buscam melhorar a si próprios, e temos aqueles que ainda insistem em melhorar a própria condição não importando o que tenha que fazer com os outros para que isso aconteça, temos aqueles que buscam a melhoria do espírito e aqueles que ainda focam sua encarnação na aquisição de poder e bens materiais. Chega uma hora, que esses dois tipos de espíritos não podem mais viver juntos, pois um atrapalha a evolução do outro, por isso de tempos em tempos há uma divisão, onde os espíritos que acompanham a evolução do planeta se mantém nele e os que não acompanham são levados a encarnar em outros planetas compatíveis com seu grau de evolução.
Nosso planeta Terra até os dias atuais era um planeta de provas e expiações, onde os espíritos encarnam com objetivo de corrigir os erros do passado e passam por experiências impostas para que aprendam com elas, mas estamos em uma fase em que o planeta se transforma para uma fase de regeneração, onde os espíritos que aqui reencarnarem não mais passarão por tantas provas, e sim por lições e experiências mais voltadas para o aperfeiçoamento do espírito, ou seja, agora só encarna na Terra quem tiver o real objetivo de se melhorar e buscar ajudar na evolução alheia.
Esse processo de transição acontece com todos os planetas, um planeta muito comentado na nossa doutrina é o de Tríade, um planeta localizado na constelação do cocheiro, num sistema solar chamado Capela, na nossa doutrina ouvimos muito falar nos exilados de Capela, vamos explicar o porquê.
Capela, o sistema onde se encontra o planeta Tríade, passava por um processo de transição igual ao que a Terra passa hoje, de provas e expiações para Regeneração, no qual os espíritos que não estavam compatíveis com o andar da evolução do planeta seriam levados para outros lugares mais compatíveis com seu grau evolutivo, nessa época a Terra ainda estava muito primitiva, iniciando a vivência humana. Esses espíritos, vindos do sistema de Capela, vieram para o planeta Terra, onde seriam seres mais evoluídos que os daqui, e ajudariam a alavancar a evolução do planeta através de seus conhecimentos trazidos das vivências anteriores em Capela, já os outros que se mantinham no mesmo padrão de evolução de Capela, continuaram sua caminhada ali.
Dessa forma funciona a dinâmica de evolução em vários estágios, com espíritos de diversos graus de evolução vivendo em planetas também em diversos estágios de desenvolvimento, todos em sincronia e guiados pela sabedoria divina, que controla como e quando esses espíritos devem transitar de um planeta para o outro, através de espíritos de esferas mais elevadas, capazes de auxiliar no processo de escolha desses planetas para os quais os espíritos são levados.
Há diversas literaturas que tratam desse assunto que, por ser muito extenso, não conseguiremos tratar aqui, portanto, se você ficou interessado nessa história da nossa humanidade, seguem abaixo alguns livros muito interessantes que falam a respeito:
Os exilados de Capela
Herdeiros do novo mundo
Missionários da Luz
Atlântida, no reino da luz
Atlântida, no reino das trevas

Até a próxima,
João

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Doe uma palavra!

Bom dia, pessoal.

Recebi um e-mail hoje contando sobre um trabalho desenvolvido pelo Hospital Mario Penna em Belho Horizonte, esse hospital cuida de pessoas com câncer, e todos ao menos já ouvimos falar o quão deprimente é o estado cancerígeno, com tratamentos que debilitam não só o físico como também, e principalmente, o psicológico não é verdade?
Por isso o hospital criou um sistema de mensagens online, para que os pacientes possam sentir o conforto que lhes falta através das mensagens de otimismo enviadas, como isso funciona? O Hospital instalou em todas as salas telões por onde passam mensagens deixadas em um site na internet, dessa forma eles podem sentir todo aquele sentimento de verdadeira caridade enviado por pessoas reais, para enviar uma mensagem basta acessar o site http://www.doepalavras.com.br/ e escrever a sua mensagem, são frases curtas com no máximo 127 caracteres, como no twitter, são poucas palavras para nós, mas que podem dar um conforto sem tamanho para aqueles que se encontram em situação tão difícil.

Caridade não se faz apenas com coisas materiais, a maior caridade é aquela que fazemos com o coração, doando sentimentos, então vamos nos unir doando essa palavra amiga para esses nossos amigos.

Que todos tenham um excelente dia!

Grande Abraço!
João

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Saudade é bom!

Bom dia!!!
Ótimas palavras para uma semana que começa com um lindo dia de sol não acham?

Algumas coisas passam em nossa vida e marcam para toda a eternidade, sempre achei que o que tinha me motivado a ser dirigente de mocidade tinha sido a última turma de mocidade da qual participei, há dois anos, mas hoje me lembrei de algo que já havia me marcado há 10 anos, na primeira turma de mocidade da qual participei, com as dirigentes que semearam esse sentimento tão bom de alegria e amor que é a mocidade, Obrigado por tudo isso Aline, Júlia e Kátia!!

Segue o poeminha da última aula dessa turma tão especial:


Se For... 

Se for para esquentar,que seja no sol.
Se for para enganar,que seja o estômago.
Se for para chorar,que seja de alegria.
Se for para roubar,que seja um beijo.
Se for para perder,que seja o medo.
Se for para cair,que seja na gandaia.
Se existir guerra,que seja de travesseiros.
Se existir fome,que seja de amor.
Se for para ser feliz, que seja o tempo todo!

Autor Desconhecido

Desejo uma ótima semana a todos!!
Até a Próxima
João

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A melhora interior - Reforma Íntima

Pensamento e vontade, lei da evolução e progresso, reencarnação e pluralidade das existências, todos esses temas foram base para um único objetivo, a evolução do espírito.
Tudo que existe no plano físico foi projetado pelo plano superior para que pudéssemos utilizar de aprendizado, e tudo o que passamos aqui quando encarnados, principalmente as dificuldades, são o que nos impulsiona a buscar condições melhores e evoluir.
Agora estamos chegando num patamar evolutivo onde não mais teremos nossa evolução guiada por fatos pré-estabelecidos pela espiritualidade, mas sim uma evolução guiada pelo nosso interesse em nos melhorar, afinal, como vimos nos temas relacionados à reencarnação, atualmente nós temos consciência de tudo o que temos feito de errado e sabemos o que deve ser feito para melhorar, basta que tomemos a iniciativa e tenhamos determinação para realizar essa melhora.
Essa semana participei de uma aula de curso de passes, na qual uma única frase ficou na minha mente para reflexão até hoje:
“Sabe qual é a diferença entre conhecimento e sabedoria?
O conhecimento é toda aquela informação que obtemos por estudo ou por meio de um professor ou mentor, tornando-nos conhecedores das mais altas técnicas e tecnologias.
Sabedoria é quando pegamos esse conhecimento e utilizamos ele da forma mais proveitosa possível, como o próprio nome diz, é o saber utilizar.”
Essa é a mais pura verdade, a medida que adquirimos conhecimento, temos que fazer uso dele, pois conhecimento adquirido e guardado é conhecimento perdido, sendo assim, todo o conhecimento que adquirimos deve ser utilizado para promover nossa melhora individual, a essa atitude chamamos Reforma Íntima.
Estamos num período de evolução planetária em que temos que nos preocupar com o nosso futuro não só nessa encarnação, mas após ela, essa nossa atual encarnação pode ser a última que temos antes que ocorra a divisão daqueles que continuarão nesse planeta e dos que irão para um planeta com menos recursos, assim como era a Terra milhares de anos atrás, então por que deixar para depois o que podemos melhorar agora?
Vamos fazer de nossa estada aqui uma verdadeira escola, para que aprendamos a nos melhorar pouco a pouco, cada atitude é válida, pegue um tempo com você mesmo e pense em algo que poderia melhorar, se você for como eu, verá que rapidamente surgem dois ou três defeitos que você acredita que poderia corrigir para ser uma pessoa melhor, então pegue um desses defeitos e se comprometa com você mesmo: “Amanhã, e só por amanhã, vou fazer o possível para não ser dominado por esse meu defeito!” vamos supor que você escolheu o Stress no transito, que foi o que escolhi quando comecei a fazer esse exercício, durante aquele dia, busque ficar tranqüilo mesmo nas situações mais estressantes, se não conseguir no primeiro dia, tente de novo no outro e no outro, até que um dia você consiga passar aquele dia tranqüilo. Pronto, você cumpriu com o que prometeu a si próprio, agora pode pensar no que dissemos há pouco, você aprendeu como ficar mais tranquilo, então porquê não fazer isso mais vezes? A escolha é sua, você adquiriu o conhecimento agora basta utilizar a sabedoria para utilizá-lo da melhor forma. Até hoje ainda é difícil para mim esse exercício, mas consigo manter a tranqüilidade na maioria das vezes hoje em dia, assim vamos nos melhorando, um passo de cada vez, mas sem parar.
Busque se melhorar, não para agradar os outros, mas por si próprio, para que quando cheguemos de volta à pátria espiritual, estejamos certos de ter voltado melhores do que quando partimos.

Até a próxima.
João

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Como é reencarnar?

Olá galera!

Que demora pra mais um post não é? rsrs
Bom demorou mas chegou mais um tema para o nosso blog, já pensou nos procedimentos da reencarnação? Vamso falar um pouquinho do assunto.


Chegamos ao tema de nossa aula 81 do programa de mocidade com essa pergunta, a final, como se dá o processo de Reencarnação?
Antes de mais nada, voltemos ao conceito que, encarnação é a volta do espírito à vida corporal, é quando nos propomos a ter uma nova vida na Terra para trabalhar em nosso processo evolutivo nos superando a cada dia para voltarmos à pátria espiritual vencedores. Sendo assim, vamos ver um pouco mais de como esse processo ocorre.

União do corpo e da alma.

Lendo os pontos de vista da ciência, vemos que os próprios cientistas não possuem unanimidade nas teorias sobre o início da vida humana, muitos acreditam que a vida já inicia no momento em que o espermatozóide e o óvulo se juntam, já outros acreditam que até as formações cerebrais, na 8ª semana de gestação, o feto ainda não pode ser considerado com vida, ou seja, não se tem uma posição concreta do assunto.
Assim como na ciência, no campo religioso também encontramos diversas opiniões sobre o assunto, não nos cabe julgar o ponto de vista de cada uma, por isso iremos tratar do conceito de união do corpo e da alma, o qual acontece mesmo antes mesmo da fecundação.
Como vimos em tema anterior, atualmente os espíritos em sua maioria auxiliam no planejamento de sua próxima encarnação. Tudo começa antes mesmo da fecundação, quando o reencarnante junto com seus mentores começa a planejar a sua futura encarnação, definindo apenas os grandes lances da existência, como casamento, filhos, profissão e doenças cármicas.
Após essa etapa, começa um novo processo no qual o espírito fica sabendo quem serão seus futuros pais e começa a ligação fluídica com estes, essa etapa é muito importante pois é nela que as afinidades para a vida futura vão sendo criadas, tanto pelo espírito reencarnante quanto pelos espíritos encarnados que serão os pais, durante todo o processo de encarnação, desde o planejamento espiritual até o momento do nascimento, ocorre essa ligação fluídica, sendo que no momento do nascimento o espírito perde seus pontos de contato com a vida espiritual, passando a viver definitivamente encarnado.
Após essa preparação, começa a ligação entre o espírito e a matéria, quando o espírito tem seu perispírito reduzido, com ajuda dos técnicos especializados, até assumir a forma de uma criança recém nascida, em meio a esse processo, o espírito fica aguardando o momento da relação sexual para efetivar o processo de encarnação. Na explosão de espermatozóides, é selecionado aquele que tem mais condições de fecundação, e este é devidamente magnetizado para atravessar todo o percurso e fecundar o óvulo, também selecionado e magnetizado, iniciando ali a parte material da reencarnação.
Junto ao processo de ligação da matéria, o espírito passa por um processo de esquecimento de suas encarnações anteriores, para que possa começar uma nova vida isento de seus defeitos e qualidades do passado, sendo influenciado apenas por seus sentimentos e anseios contidos no perispírito.
A partir deste ponto, começa o desenvolvimento do feto, que vai desde a fecundação até o nascimento, quando começa a formação do corpo físico através de divisões celulares e ajuste das células, o perispírito já reduzido e em forma de recém nascido, é o que vai dando forma ao corpo físico. Os primeiros 21 dias após a fecundação, são os de maior importância na gestação, pois nesse período é que são formados os órgãos e sistemas, por isso, nessa etapa, a proteção espiritual é intensa, quando a mãe não pode sair do corpo durante o sono e nem receber visitas, após esse período, a proteção espiritual é mais amena mas ainda continua até o nascimento da criança.
Após todo esse processo, chega finalmente o nascimento, período esse em que o espírito, já encarnado, começa a se adaptar novamente à vida terrena, porém o processo de encarnação não acaba aí, pois até os 7 anos de idade a criança ainda possui ligações mais diretas com o plano espiritual, perdendo essas ligações a medida em que vai crescendo, e aos 7 anos a criança está definitivamente implantada no mundo físico.

Ainda no assunto de reencarnação, temos mais dois temas a serem abordados, que são a responsabilidade do aborto proposital e a responsabilidade das relações sexuais, mas isso fica para o próximo post.

Até breve pessoal!

Duten.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Agradecimento

Boa noite!
Good Night!
Gute Nacht!

Comecei esse post em três línguas diferentes por um motivo em especial.
Nosso blog, além de ser uma forma a mais de divulgar a mocidade e dar oportunidade de rever o tema da aula de sábado durante a semana, tem sido uma ferramenta de estudo para todas as pessoas que tem acesso a internet no mundo, lógico que a quantidade de acessos ainda não é tão grande hehe, mas hoje temos mais da metade da quantidade de acessos vindos dos Estados Unidos e da Alemanha, por isso gostaria de agradecer às pessoas do exterior que acessam o nosso blog, obrigado pela presença constante de vocês aqui!

Muito obrigado também a todos os que acessam nossa rede aqui do Brasil também!!

Até breve pessoal!
Abraço!
Duten

Aula 79. Desdobramentos da idéia da reencarnação


Um espírito pode viver em corpos inferiores ao do Ser Humano?
Na antiguidade, povos da Ásia, África e Europa acreditavam que o espírito do homem poderia voltar a viver na Terra em uma nova existência. Alguns desses povos acreditavam que essa nova existência poderia ser vivida com um espírito humano reencarnando em um corpo animal e vice versa. A Essa teoria se dá o nome de Metempsicose.
A doutrina espírita esclarece que um espírito humano jamais poderia voltar a ocupar um corpo animal, digo voltar pois, como vimos em temas passados, todo espírito passa por um processo evolutivo de reino em reino, primeiramente no reino mineral, seguindo para o vegetal, animal e hominal, sendo que, após ter passado por todas essas experiências e aprendizados, seria incompatível com a evolução do espírito voltar a ocupar um corpo tão rústico e limitado como o de um animal. Tal fato seria como colocar Santos Dumont vendendo côco na praia, seria desperdiçar o potencial dele certo?
Um espírito reencarna somente em corpos iguais ou superiores ao de seu estado atual, de acordo com seu grau evolutivo, sendo assim, um espírito tem a opção de estagnar ou evoluir, nunca regredir, tal é a Lei Divina do Progresso.
(Fonte: Blog Grupo de Estudo “Allan Kardec” – www.grupoallankardec.blogspot.com)
Tratando-se de processos de reencarnação, iremos a princípio dividir esses processos em dois, a reencarnação compulsória e a reencarnação programada.
Alguns espíritos, com um grau de evolução já mais elevado, são cientes de seus defeitos e do que é necessário melhorar numa próxima vivência na Terra, sendo esses capazes de auxiliar os espíritos responsáveis a traçar nossos corpos e nossas vivências na encarnação através do que chamamos de reencarnação dirigida ou programada, onde o espírito reencarnante pode escolher algumas provas e até algumas características do corpo físico que lhe será concedido, sempre com orientações dos mentores espirituais dedicados a esse processo.
Há também os espíritos que não estão preparados o suficiente para entender o processo evolutivo, tomando ainda escolhas infelizes e estando presos aos conceitos materiais. Tais espíritos não têm a clareza necessária para auxiliar nas características físicas e psicológicas de sua próxima encarnação, assim como também não estão preparados para escolher as provações de sua próxima vivência, dessa forma, o plano superior projeta toda a vivência futura do espírito sem a interferência deste, a essa reencarnação se dá o nome de reencarnação compulsória.
Hoje em dia a maioria das reencarnações é programada, pois nosso estágio evolutivo já permite que saibamos quais são nossos defeitos e necessidades para trabalhar e evoluir, mesmo que tomemos decisões erradas e façamos escolhas infelizes, o fazemos sabendo que aquilo é errado e que haveremos de pagar um dia, dessa forma, antes de reencarnar auxiliamos na projeção de nossa próxima vivencia na escola da vida, a Terra.

Não é fácil cumprir aqui na Terra o que nos propusemos no plano espiritual, ainda mais quando não lembramos de tudo aquilo que ajudamos a planejar lá em cima, portanto, enquanto estivermos aqui nessa escola da vida chamada Terra, que possamos encarar todas adversidades com cabeça erguida e vontade de se superar, pois tudo aquilo que passamos já foi planejado antes mesmo de nascermos, com nossa ajuda provavelmente, então se escolhemos passar por tais situações, passemos por elas bem, para depois desfrutar da alegria e satisfação de ter se melhorado.
Até a próxima,
Duten

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Aula 76. Corpo Físico


Corpo físico

Para finalizar o nosso ciclo de temas sobre tudo o que influi na nossa evolução, nada melhor do que tratarmos da principal ferramenta da nossa experiência terrestre não é mesmo? E que ferramenta é essa? O corpo físico.

Bom, se somos espíritos e só utilizamos do corpo físico para passar as experiências terrenas e, além disso, ainda temos um corpo novo a cada encarnação, para que nos preocupar com esse corpo não é mesmo? PENSAMENTO ERRADO!!
Realmente nosso corpo físico é uma ferramenta de evolução. Os engenheiros espirituais, quando vamos encarnar, planejam o nosso corpo físico com as características necessárias para que cumpramos cada etapa do que nos comprometemos lá no plano espiritual, nesse corpo são colocadas algumas funções e predisposições para algumas ocorrências que haverão durante nossa vida como encarnados. Como assim?
Boa parte das doenças que temos já eram previstas antes mesmo de encarnarmos, para que, com ela, pudéssemos aprender algo, já outras doenças são causadas pelo que fazemos com nosso corpo aqui na Terra. Já que começamos a falar de doenças e problemas físicos, vamos começar nosso papo dividindo isso em duas partes, o que é relacionado ao lado físico e o que é relacionado ao lado mental.
Causas físicas:
Todos nos sabemos o quanto é gostoso comer aquele sanduíche do Mc Donald’s, ou aquela picanha com uma gordurinha show de bola, cerveja, coca cola, tudo muito gostoso, mas também tudo pouco saudável se comermos e bebermos somente isso não é mesmo? Temos sempre que tomar cuidado do colesterol, do peso, da alimentação balanceada, pois é, um trabalhão danado, mas acreditem, isso também é necessário para o nosso crescimento.
Nosso corpo vem com uma programação e uma vida útil já determinados, vida útil essa que serve para que passemos tudo aquilo que seja necessário, sendo assim, é necessário que cuidemos da saúde do nosso corpo para que ele esteja saudável até a “data de validade” dele, como fazer isso? Tendo uma alimentação balanceada, fazendo exercícios físicos e mantendo a mente ativa, a final os centenários dizem que esse é o segredo da longevidade, fácil não é, mas não custa tentar não é? Pois se não cuidarmos do nosso corpo, vamos pouco a pouco diminuindo a nossa expectativa de vida e atrasar um pouco mais nossa evolução, olha que responsabilidade.
Causas mentais ou psicológicas:
Lembram daquele papo do pensamento? Pois é, outra coisa que influencia muito nosso corpo físico são nossos pensamentos e sentimentos. É sério João? É sim, sabe porquê?
Os temas anteriores nos mostraram que os pensamentos que temos mudam nosso padrão vibratório, esse padrão altera nossa energia para positiva ou negativa, o que influencia no equilíbrio de nossos chacras (centros de força energéticos), que por sua vez estão ligados ao perispírito e ao corpo físico, portanto, nossos pensamentos e sentimentos influenciam nossas fontes de energia e consequentemente nosso corpo físico, causando doenças que tem origem desse desequilíbrio emocional e psicológico, são essas as famosas doenças psicossomáticas.
Só para ilustrar o que isso é, reparem que pessoas que são muito nervosas, estressadas e que reclamam de tudo e de todos, normalmente tem tendência a ter azias, problemas no estômago e em casos mais graves até úlceras, tudo isso porquê o chacra da região gástrica está ligado ao nosso sentimento de raiva, nervosismo, calma e serenidade, e quando ficamos nervosos, ele se desequilibra, e a longo prazo nos causa um problema no estômago, interessante não?
Da mesma forma, quando guardamos mágoa e não falamos aquilo que está “entalado” na garganta, isso nos causa desde aquele simples “nó na garganta” até uma faringite ou irritação das amídalas.

Isso é para que nos atentemos que somos responsáveis por tudo aquilo que nos acontece, fisicamente e espiritualmente também. Pronto agora que sabemos que somos responsáveis por tudo isso, vamos começar a falar sobre reencarnações e nossas missões quando encarnados, mas isso fica para outro post. Espero que tenham gostado.

Até a próxima!
João

terça-feira, 9 de agosto de 2011

aqui é o primeiro vídeo que postei da REGIONAL

beeem legal :D


beijos :*

- Stanzione


http://www.youtube.com/watch?v=veIPqpkabxQ
Gente, para quem tem Twitter e acompanha aqui o nosso BLOG
segue lá ;D

@6CEBmocidade


- Leh & Gih
4° Encontro Regional SUL de Mocidades - Viver para Servir, Servir para Viver!

"Ser feliz na mocidade é, saber que sempre vai ser acolhido, é ter e sentir a sensação de felicidade, é ter AMIGOS de verdade!"

Nossa a regional deste ano foi SENSACIONAL, acho que há cada regional é uma sensação diferente, apesar de ser a primeira de muitas, sabe aquela paz que você encontra ao chegar ali, as pessoas sempre sorrindo, é você poder ser você mesmo sem nenhum julgamento, sem ser pré-julgado, é MARAVILHOSO tudo aquilo, uma sensação muito boa de "acolhimento" entre os companheiros, as atividades são todas muito boas, alegres,espontâneas e divertidas, tudo muito magnifico, acho que lugar nenhum no mundo supera a MOCIDADE :D

- Stanzione

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Impunidade dói!!


Peço desulpas por fugir um pouco do foco do nosso blog, mas hoje gostaria de deixar um desabafo, pois está se perdendo o valor a vida. Como pode a vida de uma pessoa valer menos do que um Tênis legal?

É duro ver atentados terroristas ocorrendo em lugares tão distantes de nós, como o das torres gêmeas nos EUA, ou os que ocorreram em Madrid, Londres e na Noruega. Porém mais duro ainda é ver que aqui no país em que nos dizemos felizes e abençoados por não ter Guerras, também sofremos com impunidade daqueles que são terroristas. Terroristas sim, pois causam terror na vida daqueles de quem tiraram um filho, um irmão, um pai, aterrorizam uma sociedade inteira estando certos de que são maioria e de que não serão punidos, e mesmo que sejam, basta que seja paga a fiança, pois hoje liberdade se compra, e a moeda de troca é sua vida!
Antes matar ou roubar dava cadeia, polícia tinha a função de cumprir as leis e as leis eram feitas para que tivéssemos uma sociedade sadia. Hoje matar e roubar virou negócio lucrativo, as pessoas que antes se sentiam protegidas pela polícia, hoje se sentem amedrontadas por ela, e as leis são humanas para bandidos, e só para eles. É desumano manter um assassino preso por muitos anos, mas é humano permitir que esse mesmo assassino tenha tirado a vida de um jovem e derrubado uma família inteira e pagar pelo crime tomando cerveja e brindando a liberdade com outros assassinos no bar da esquina de casa, pagando a cerveja com o dinheiro sujo adquirido com o tênis, rádio ou celular que ele roubou a custa da sua vida.
Eu gostava da época em que droga em qualquer quantidade era crime, pois no caminho que estamos andando, em pouco tempo ter uma arma com só duas balas não dará cadeia, pois você será usuário. Ser usuário é sustentar o traficante que mata e rouba para fazer o que quer, Deus queira que um dia o dinheiro que ele adquirir em um assalto não venha a tomar de você a coisa mais preciosa que Deus lhe deu, a vida de seus pais ou a do seu filho.
Já passou da hora de darmos mais valor a vida, e menos valor ao carro novo, a roupa de marca ou ao status proporcionado por um cargo público. A vida não tem preço e não pode ser comprada por uma fiança paga na porta da cadeia.
Eduquem seus filhos, sobrinhos, afilhados e amigos a serem pessoas de bem, a não protestar votando em palhaços para deputado federal, ou em famosos hipócritas que te ganham com um sorriso brincalhão na propaganda política, mas que sejam conscientes e votem realmente naqueles que sejam ao menos os menos podres, para que não entreguemos de uma vez nossa vida na mão de animais.
Hoje escrevo essa carta após ver o sofrimento de um amigo que perdeu uma pessoa querida, morto por ter um tênis legal, mas espero não precisar escrever uma desabafando após perder um ente querido meu, espero que dê tempo de algo mudar, e que se possa dar o devido valor a vida, respeitando aquilo que só Deus pode nos tirar.

João
02/08/2011

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CEAF - Centro espírita Amor e Fraternidade.

Bom dia a todos!

Galera, hoje irá inaugurar o CEAF, Centro espírita Amor e Fraternidade. Esse foi um projeto da turma de Escola de Aprendizes do Seara de Luz. O centro terá tratamento espiritual todas as segundas-feiras as 19:45, iniciando hoje, 01 de Agosto. O centro fica na Estrada de Itapecerica, 3655, próximo da Estação Capão redondo do metrô e ao lado da Clínica Clinisul.

Em breve o centro iniciará uma Escola de Aprendizes aos domingos de manhã e possivelmente até o final do ano teremos também uma turma de mocidade na casa, nos domingos as 14 horas.

Aproveitando o post, gostaria de convidá-los para uma festa dos anos 60 a 90 que irá acontecer no dia 06/08, sábado agora, das 22 as 02 da manhã, no salão do condomínio Buena Vista, ao lado do Terminal de Ônibus Capelinha, próximo do CEAF. A verba arrecadada com os convites será revertida para o novo centro. Tenho convites para a festa, quem se interessar, é só entrar em contato ok?

Desejo uma ótima semana a todos!
Grande Abraço!

João

terça-feira, 26 de julho de 2011

Anjo da guarda, nós o ouvimos?

Anjo da guarda, nós ouvimos nosso mentor?

Olá a todos!!
O Assunto de hoje é sobre alguém que está sempre ao nosso lado, alguém que não vemos mas, que com certeza contribui para as escolhas que tomamos, nos intuindo a tomar decisões corretas.
Você já se perguntou de onde vem aqueles pressentimentos que temos ao passar numa rua deserta de noite, quando a gente pensa... “algo me diz para não ir por ali” e quando vamos acontece algo, ou com situações mais corriqueiras como quando damos algum conselho a um amigo numa hora difícil e depois ficamos pensando, “puxa eu disse isso mesmo?”. Pois é tudo isso faz parte da intuição de nosso amigo e conselheiro espiritual, nosso anjo da guarda.
Desde que nascemos, além de nossos pais, Deus nos dá a dádiva da companhia de um amigo muito querido, que não encarna conosco no plano terreno, mas que nos acompanha durante nossa jornada nesse planeta de aprendizado, esse é o nosso anjo da guarda, ou mentor como muitos o chamam.
Quando estamos na pátria espiritual, temos uma maior ciência de tudo aquilo que nos propomos a fazer aqui na Terra, sabemos quais serão as nossas provações e quais os rumos deveremos tomar para que nossa etapa seja cumprida na Terra, subindo mais um degrau da nossa escada evolutiva, porém, quando estamos encarnados, temos aquele esquecimento que cobre nossa memória, para que possamos fazer tudo aquilo a que nos propusemos, não por dever, mas sim por mérito de fazer a escolha correta.
Todos sabemos que essa escolha correta é difícil de ser tomada sem nos lembrar do caminho a ser seguido, ainda mais que, quando encarnados, somos mais suscetíveis ao erro, pois estamos mais vulneráveis as influencias negativas, e é por isso que esse nosso anjo protetor nos acompanha e nos guia, para que, através de sua ajuda, possamos nos sentir intuídos a tomar o caminho correto e fazer aquilo que é necessário para nosso aprendizado.
Todos os temas relacionados à espiritualidade se ligam. Temos falado em outros posts que nossos pensamentos alteram nosso padrão vibratório, mantendo ele mais elevado ou mais baixo e, assim como com nossos pensamentos, nosso mentor consegue nos intuir de maneira mais eficiente quando nosso padrão vibratório está mais elevado, ou seja, quando pensamos em coisas boas e não nos deixamos levar pelas situações e pensamentos negativos. Por isso é importante que, mesmo quando estamos naquela situação difícil, lembremos que nosso anjo está sempre ao nosso lado para nos ajudar, e basta que elevemos nosso pensamento e façamos uma oração para que ele possa se aproximar e nos intuir, nos ajudando a passar pelas provas da vida.
Um exercício muito simples é sempre que acordar ou sempre que formos dormir, dar um bom dia ou boa noite ao nosso companheiro de jornada, agradecendo por mais um dia maravilhoso e pedindo que tenhamos a determinação para encarar as provas daquele dia com êxito.
Assim como nosso anjo particular, temos também outros mentores que nos acompanham durante nossa encarnação. Temos um mentor do nosso lar, que se responsabiliza pela família que formamos e defende o ambiente do lar para que este seja o porto seguro da família, um recanto que possibilita o descanso e recarrega as energias. Temos também o mentor das turmas de mocidade, das escolas de aprendizes, dos trabalhos realizados nos centros espíritas e nas igrejas, que são os responsáveis por guiar alunos e dirigentes a se unir em prol do aprendizado contínuo, assim como temos mentores da nossa cidade, do nosso país e do nosso mundo, que buscam guiar todos aqueles responsáveis por reger essa grande população.
Assim vemos que amparo espiritual sempre há ao nosso lado, basta apenas que tenhamos a sensibilidade de nos ligar a eles através da oração, elevando nosso pensamento e nos preparando para seguir seus conselhos.



O vídeo acima é de uma apresentação que circula no You Tube, mostrando a importância da nossa ligação com o anjo de guarda que nos acompanha. Independente da religião que seguimos, é importante sempre acreditar que temos a companhia e ajuda desse amigo tão querido.

Espero que tenham gostado da matéria.
Até a próxima,
João

terça-feira, 12 de julho de 2011

O que há entre o espírito e o corpo físico?

Olá! 
Já parou para se perguntar o que liga o nosso espírito ao corpo, o que existe entre esses dois? Vamos descobrir no post de hoje.



Dentro da doutrina espírita, muito se fala em encarnação, que somos espíritos encarnados em um corpo material, mas como ligar um corpo tão denso como o nosso corpo físico a um corpo tão distante da matéria como o espírito?
Para isso existem alguns corpos intermediários, cada um com uma função, que em conjunto fazem a ligação do espírito com o corpo físico, e são esses corpos que vamos estudar hoje.
Essa é a aula 75 do programa de mocidade espírita da Aliança, o tema é “Envoltórios espirituais” .
A princípio vamos tratar dos corpos que se aproximam mais a nossa condição de encarnados, o corpo físico, o duplo etérico e o perispírito ou forma astral.
O corpo físico, é nada mais do que uma vestimenta material que serve de ferramenta para que possamos experimentar as sensações e provações que a matéria pode nos proporcionar, é um corpo denso e com poucos sentidos, que não nos permite ver nada que não seja material, através das sensações desse corpo e do nosso raciocínio, vamos passando pela etapa de evolução na matéria, até que não necessitemos mais de um corpo material para evoluir, porém esse processo de evolução é muito longo, uma só vida na carne não basta para que alcancemos todos os degraus da evolução na matéria, por isso encarnamos inúmeras vezes, cada encarnação com um novo corpo físico.
O corpo físico é muito denso, e não tem a percepção necessária para compreender as informações passadas pelo espírito, por isso é necessário que haja além desses dois, outros dois corpos, o perispírito e o duplo etéreo.
O duplo etéreo é um corpo fluídico que envolve o corpo físico, nele são emanadas diversas formas de energia que são ligadas diretamente ao corpo físico, que vibram em diversas formas e cores, que variam de acordo com os nossos pensamentos e ações, é conhecido como aura. Assim como o corpo físico, o duplo etéreo se desfaz quando nos desligamos do corpo físico, restando apenas os outros corpos espirituais.
O perispírito, também conhecido como forma astral, é o grande responsável pela troca de informações entre o espírito e o corpo físico, ele é um corpo fluídico que pode ser mais ou menos denso, dependendo da necessidade, ele recebe as informações sutis do espírito e as transmite ao sistema nervoso do corpo, permitindo que o corpo físico faça seus movimentos e ações. Além disso, após o desencarne, ele serve como um corpo espiritual que mantém a nossa individualidade, já que mantém nossas características físicas e biológicas. É um corpo bastante flexível, podendo tomar diversas formas dependendo do grau de evolução do espírito, quando menos evoluído, mantêm-se mais próximo da forma humana da encarnação anterior, já quando mais evoluído pode se transmutar de forma mais densa, para adentrar ao convívio de planos inferiores, ou mais elevada para interagir com esferas superiores. Além dessas funções, o Perispírito é também responsável pelo armazenamento de todas as nossas memórias, tanto de nossa encarnação mais recente quanto de nossas vidas passadas, é nele que obtemos todas as informações necessárias e nosso histórico de evolução espiritual.
Na imagem a cima é possível ver a sequência dos corpos espirituais, desde o mais denso e ligado a matéria ao mais puro e próximo do espírito.
Espero que tenham gostado. Em breve um post falando sobre os centros de força que relacionam todos esses corpos aos nossos pensamentos e ações.
Até breve,

João

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Prece de Cáritas

Olá meus amigos!

A mocidade está entrando de férias, voltamos no dia 06 de Agosto, mas o nosso blog não irá parar nesse tempo, hoje estou postando uma prece muito bonita e nem tão conhecida por todos, chama-se Prece de Cáritas.

Prece de Cáritas


Deus nosso pai, vós que sois todo poder e bondade.
Dai a força àquele que passa pela provação.
Dai a luz àquele que procura à verdade.
Ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus,
Dai ao viajor a estrela guia,
Ao aflito a consolação,
Ao doente o repouso.
Pai,
Dai ao culpado o arrependimento,
Ao espírito a verdade,
A criança o guia
Ao órfão o pai
Senhor,
Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste.
Piedade senhor para aqueles que não vos conhecem,
A esperança para aqueles que sofrem.
Que a vossa bondade permita aos espíritos consoladores
Derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.
Deus,
Um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a terra.
Deixai-nos beber nas fontes esta bondade fecunda e infinita
E todas as lágrimas secaram, todas as dores acalmar-se-ão.
Uma só oração, um só pensamento subirá até vos,
Como um grito de reconhecimento e de amor.
Como moisés sobre a montanha
Nos lhe esperamos com os braços abertos
Oh bondade !
Oh beleza !
Oh perfeição !
E queremos de alguma sorte alcançar vossa misericórdia.
Deus,
Dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vos.
Dai-nos a caridade pura.
Dai-nos a fé e a razão.
Dai-nos a simplicidade, que fará de nossas almas...
Um espelho onde se refletirá a vossa santa e misericordiosa imagem.


A prece de Cáritas foi psicografada na noite de Natal, 25 de dezembro, do ano de 1873, ditada pela suave Cáritas, e é hoje citada em diversas religiões.

CÁRITAS era um espírito que se comunicava através de uma  das grandes médiuns de sua época - Mme. W. Krell - em um grupo de Bordeaux (França), sendo ela uma das maiores psicografas da História do Espiritismo.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Centro espírita Amor e Fraternidade.

Olá meu irmãos!!

Hoje o post é sobre uma ótima notícia!
O pessoal da 13ª turma de escola de aprendizes do evangelho do Seara de Luz, com a ajuda de mais alguns amigos, estão trabalhando na abertura do novo centro da regional sul de São Paulo, o Centro espírita Amor e Fraternidade, hoje participei das vibrações para a abertura do novo centro, e foi fantástico ver o empenho de todos os trabalhadores e alegria de todos em ver que está tudo indo maravilhosamente bem.
O centro está localizado na Estrada de Itapecirica, ainda não sei ao certo mas em breve colocarei o endereço dele, sei informar apenas que é ali próximo do Habib's que fica próximo da estação Capão Redondo do metrô.
O local está em reformas e o centro estará funcionando até o final de julho, com dois dias de tratamento espiritual na semana.

Em breve mais notícias sobre o novo centro!

Grande Abraço!
João

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pensamento e Vontade

Feche os olhos e imagine uma panela de pressão!

Agora fecha os olhos de novo e imagine um martelo!

Viram? Nossa mente faz com que geremos imagens na nossa cabeça sem que estejamos vendo aquela figura no exato momento em que pensamos nela, assim chegamos ao nosso tema de hoje, pensamento e vontade. Essa é a aula 74 do programa de aulas da mocidade espírita da AEE.

Um dirigente meu de mocidade falava que devemos lembrar que, tudo o que existe hoje já existiu antes na mente de alguém, e é a mais pura verdade, pois as coisas surgem da nossa imaginação. A comunicação entre um lado do mundo e o outro em questão de segundos era só um desejo 50 anos atrás, hoje é uma realidade comum. Se tudo começa no pensamento, com nossa doutrina não seria diferente.

O pensamento é uma forma de energia, e como tal vibra diferente em cada pensamento que lançamos, essas vibrações formam em nossa mente formas das mais variadas possíveis, cada qual representando uma imagem. É como se naquele momento em que pensamos na panela de pressão, formasse uma imagem em miniatura de uma panela de pressão acima de nossa cabeça, o mesmo aconteceria com o martelo, por exemplo. Lógico que estes são exemplos ilustrativos, mas todo e qualquer tipo de pensamento gera essas formas, às quais chamamos de formas pensamento.

Toda forma de energia depende da vibração com a qual está ligada, portanto pensamentos benfeitores e de padrão vibratório elevado geram formas pensamento igualmente elevados, com cores e formas mais sutis, já os pensamentos maliciosos e de baixo padrão vibratório geram formas pensamento de cores escuras e perturbadoras, de igual padrão vibratório inferior.

Essas formas pensamento têm uma duração, que depende da intensidade com que foram geradas, quando pensamos em algo no qual desejamos muito, e continuamos a pensar nisso várias outras vezes, essa forma pensamento cresce cada vez mais e dura por mais tempo.

Quando o pensamento é de algo do próprio pensador, a forma pensamento rodeia em torno dele próprio, se mantendo ali enquanto estiver na mente do pensador, já quando o pensamento é emitido imaginando ou desejando algo à outra pessoa, esse pensamento viaja até ela, tendo a duração controlada pela intensidade com que o pensador a gerou, logicamente, esse pensamento só permanece junto à pessoa “alvo” desde que a mesma se encontre em padrão vibratório próximo do pensamento gerado para ela. Há ainda um caso em que o pensamento é gerado, mas não tem como alvo nem o pensador, nem outra pessoa qualquer, nesse caso, o pensamento anda vagando num oceano de outros pensamentos sem dono, até encontrar alguém que esteja na mesma vibração e que passe a alimentar esse pensamento.

Dessa forma, nos tornamos responsáveis por tudo aquilo que pensamos. Pensamento é vontade, e quando desejamos algo com muita intensidade, a chance de aquilo realmente acontecer é maior, claro que há mágica, não é possível que de uma hora pra outra criemos água do nosso pensamento, como disse aumentam as chances de aquilo acontecer. Sendo assim podemos chegar à conclusão de que, se começarmos a fazer algo acreditando desde o início que vai dar errado, certamente dera errado, pois não estaremos nos dedicando todo o nosso empenho naquilo, já quando se faz algo com a certeza de que dará certo, nos empenhamos o máximo possível, dando maior chance de obter sucesso, tudo isso porque como disse, pensamento é energia, e quando essa energia é boa atrai mais energia boa, quando é energia ruim atrai mais energia ruim, com o pensamento é o mesmo, quando pensarmos em algo positivo, atrairemos mais pensamentos positivos e coisas positivas acontecerão em nossa vida, já se pensarmos sempre negativo, focando no pessimismo, as coisas não darão certo e estaremos sempre envoltos por energias negativas. Com isso concluímos que é verdade aquela sábia frase escrita em “O pequeno príncipe” que diz que Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas, e é verdade, pois somos os únicos responsáveis por tudo o que acontece na nossa vida, é a lei de ação e reação, se pensar em coisas boas, coisas boas acontecerão na sua vida, se pensar em coisas ruins, acontecimentos ruins virão.

Um mundo melhor se faz a cada dia, com cada pensamento, e pensamentos são contagiosos, assim como a alegria e o amor. Portanto tenha pensamentos positivos, e distribua alegria e amor por onde passa, nem sempre é fácil, mas se nos propusermos a fazer isso sempre que lembrarmos, estaremos cativando as pessoas ao nosso redor e fazendo com que essas também cativem outras, e assim estaremos fazendo nossa parte nessa evolução do planeta, não podemos mudar o mundo sozinhos, mas podemos ajudar outros milhões de pessoas a melhorar juntos esse mundo.

Até a próxima!

João