Objetivo do blog

Este blog tem o objetivo de divulgar a doutrina espírita baseando-se nas aulas da 6ª turma de mocidade espírita do C.E.B. Seara de Luz. Todos os textos aqui encontrados foram fruto de pesquisas sobre o tema feitas em livros ou através de páginas na internet. O Blog não tem fins lucrativos. Todos as publicações deste blog podem servir de fonte para pesquisa, porém não devem ser tomadas como única fonte, busque sempre livros e outras páginas da web para uma comparação.
Boa leitura!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Espiritismo – Ciência, Filosofia e Religião

Desde os primórdios da humanidade, o homem busca o porquê das coisas, sempre indagando de onde veio e para onde vai, essa busca pela verdade levou o homem ao estudo cada vez mais aprofundado, com objetivo de descobrir a origem de tudo. À busca pela verdade damos o nome de Filosofia, com seus questionamentos constantes e com a conclusão baseada em diversos pontos de vista; ao estudo aprofundado em busca das provas concretas de como tudo acontece, damos o nome de ciência, que busca através das ciências exatas explicar o que ainda não tem explicação.
Ainda além dos estudos e questionamentos, o homem também sempre teve a necessidade da crença em algo maior, por mais aprofundado que fosse o estudo, ainda havia fenômenos que não podiam ser explicados, a esses fenômenos o homem classificava como divinos, eram criados por algo maior. Essa nossa crença em algo maior, nos fenômenos que não podem ser comprovados, mas que mesmo assim acreditamos, damos o nome de Fé, a crença no que vai além do conhecimento humano, a crença no divino, a crença em Deus, daí o sentido da palavra Religião, nos religar com Deus através da nossa fé.
Juntando esses três pontos de vista, a Ciência, a Filosofia e a Religião, temos uma tríade do conhecimento, onde cada um deles complementa o outro, assim se formou o corpo da doutrina espírita.
A ciência, através das pesquisas e estudos, busca comprovar os fenômenos mediúnicos e energéticos relatados pelos médiuns, assim como ocorreu nos anos de 1850, quando os cientistas buscavam descobrir o que fazia as mesas girarem ou o que causava as batidas na parede, hoje eles buscam explicação para os fenômenos de incorporação, psicografia e outros tantos outros. Através da incessante busca pela comprovação de tais fenômenos, a ciência alavanca a doutrina espírita dando algo concreto em que possamos nos basear.
A Filosofia, sempre questionando de onde viemos e para onde vamos, também tem seu papel importante na doutrina, pois é graças a tais questionamentos que tivemos a primeira publicação do Pentateuco espírita, “O livro dos espíritos” em 1857, com perguntas relacionadas a tudo o que acontece com o homem e sua evolução espiritual. A busca pela verdade nos impulsiona para um caminho de evolução constante, não permitindo que fiquemos estagnados em nossa escala evolutiva.
Para equilibrar os pontos de vista da Ciência e Filosofia, temos o que pode ser considerado como mais importante da tríade, a Religião. A Religião é o que nos dá liberdade para acreditar no impossível, acreditar no que não é comprovado, acreditar pela Fé. Ter a certeza de que estamos aqui com um propósito e que tudo o que acontece conosco tem uma causa e um efeito, mesmo sem saber o porquê das coisas, nos mantemos em uma constante tentativa de sermos pessoas melhores, aprimorando nossa conduta moral. A Religião nos religa com Deus através da prática da lei de amor de caridade, é o ensinamento que harmoniza e une todos os conhecimentos em um único foco, a evolução através da reforma interior, unindo Ciência, Filosofia e Religião.
Por isso dizemos que o Espiritismo não é apenas uma religião, mas sim uma doutrina formada por essas três bases. Não quero dizer com isso que o Espiritismo é a melhor religião, mas sim que também estamos caminhando para a religião do futuro, onde independente das crenças, o principal objetivo será o cumprimento dos mandamentos mais importantes, Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a ti mesmo, o restante todo está incluído apenas nesses dois mandamentos.
Até a próxima!
João

Um comentário: