Objetivo do blog

Este blog tem o objetivo de divulgar a doutrina espírita baseando-se nas aulas da 6ª turma de mocidade espírita do C.E.B. Seara de Luz. Todos os textos aqui encontrados foram fruto de pesquisas sobre o tema feitas em livros ou através de páginas na internet. O Blog não tem fins lucrativos. Todos as publicações deste blog podem servir de fonte para pesquisa, porém não devem ser tomadas como única fonte, busque sempre livros e outras páginas da web para uma comparação.
Boa leitura!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Espiritismo – Ciência, Filosofia e Religião

Desde os primórdios da humanidade, o homem busca o porquê das coisas, sempre indagando de onde veio e para onde vai, essa busca pela verdade levou o homem ao estudo cada vez mais aprofundado, com objetivo de descobrir a origem de tudo. À busca pela verdade damos o nome de Filosofia, com seus questionamentos constantes e com a conclusão baseada em diversos pontos de vista; ao estudo aprofundado em busca das provas concretas de como tudo acontece, damos o nome de ciência, que busca através das ciências exatas explicar o que ainda não tem explicação.
Ainda além dos estudos e questionamentos, o homem também sempre teve a necessidade da crença em algo maior, por mais aprofundado que fosse o estudo, ainda havia fenômenos que não podiam ser explicados, a esses fenômenos o homem classificava como divinos, eram criados por algo maior. Essa nossa crença em algo maior, nos fenômenos que não podem ser comprovados, mas que mesmo assim acreditamos, damos o nome de Fé, a crença no que vai além do conhecimento humano, a crença no divino, a crença em Deus, daí o sentido da palavra Religião, nos religar com Deus através da nossa fé.
Juntando esses três pontos de vista, a Ciência, a Filosofia e a Religião, temos uma tríade do conhecimento, onde cada um deles complementa o outro, assim se formou o corpo da doutrina espírita.
A ciência, através das pesquisas e estudos, busca comprovar os fenômenos mediúnicos e energéticos relatados pelos médiuns, assim como ocorreu nos anos de 1850, quando os cientistas buscavam descobrir o que fazia as mesas girarem ou o que causava as batidas na parede, hoje eles buscam explicação para os fenômenos de incorporação, psicografia e outros tantos outros. Através da incessante busca pela comprovação de tais fenômenos, a ciência alavanca a doutrina espírita dando algo concreto em que possamos nos basear.
A Filosofia, sempre questionando de onde viemos e para onde vamos, também tem seu papel importante na doutrina, pois é graças a tais questionamentos que tivemos a primeira publicação do Pentateuco espírita, “O livro dos espíritos” em 1857, com perguntas relacionadas a tudo o que acontece com o homem e sua evolução espiritual. A busca pela verdade nos impulsiona para um caminho de evolução constante, não permitindo que fiquemos estagnados em nossa escala evolutiva.
Para equilibrar os pontos de vista da Ciência e Filosofia, temos o que pode ser considerado como mais importante da tríade, a Religião. A Religião é o que nos dá liberdade para acreditar no impossível, acreditar no que não é comprovado, acreditar pela Fé. Ter a certeza de que estamos aqui com um propósito e que tudo o que acontece conosco tem uma causa e um efeito, mesmo sem saber o porquê das coisas, nos mantemos em uma constante tentativa de sermos pessoas melhores, aprimorando nossa conduta moral. A Religião nos religa com Deus através da prática da lei de amor de caridade, é o ensinamento que harmoniza e une todos os conhecimentos em um único foco, a evolução através da reforma interior, unindo Ciência, Filosofia e Religião.
Por isso dizemos que o Espiritismo não é apenas uma religião, mas sim uma doutrina formada por essas três bases. Não quero dizer com isso que o Espiritismo é a melhor religião, mas sim que também estamos caminhando para a religião do futuro, onde independente das crenças, o principal objetivo será o cumprimento dos mandamentos mais importantes, Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a ti mesmo, o restante todo está incluído apenas nesses dois mandamentos.
Até a próxima!
João

quinta-feira, 22 de março de 2012

Obrigado pela visita! - Thanks for visiting!

Boa tarde!

Como o número de acessos ao nosso blog tem aumentado bastante, e parte disso devemos a pessoas que estão longe, em outro país, em especial o EUA, gostaria de agradecer aos nossos amigos norte-americanos pela visita ao nosso blog, e dizer ficamos muito felizes em saber que nosso conhecimento está atravessando fronteiras. Gostaria de agradecer aos amigos que acessam também da Alemanha e de outros lugares do mundo, e que como só sei o inglês além da minha língua nativa vou agradecer também em inglês.

As the number of accesses in our blog has increased, part because some people that are away from Brazil, especially in USA, I would like to thank you for reading our blog, and say that we are so happy on know that our knowledge is crossing borders. I also thank our friends in Germany and every other places in the world for visiting us.

Thank you!
Obrigado!!

João

Planos inferiores - O Umbral.

Boa tarde, pessoal!

Desculpem pela demora na postagem, mas último ano de faculdade e TCC acabam esgotando o nosso tempo as vezes rsrs.

O post de hoje fala sobre o Umbral, esse texto é de autoria da Jéssica, que foi quem nos deu essa aula na mocidade, espero que gostem, pois eu adorei. Boa leitura!

Umbral:
 E o lugar que os espíritas chamam de Umbral?
- A palavra umbral significa muro, e é a divisória entre o plano terrestre e o plano astral mais avançado.
Uma divisória vibracional, onde quem tem o corpo espiritual denso não atravessa, como uma peneira vibracional. Eu costumo dizer que Inferno e Paraíso são portáteis: você carrega dentro. Se está bem, o Paraíso está dentro de você. Se sai do corpo nessa condição, você é atraído por uma vibração semelhante a que existe em seu interior.
 A passagem para o Paraíso está dentro de nós.
O Umbral é uma região muito pesada porque reflete o estado íntimo de quem lá está. Você encontra lugares que lembram abismos, cavernas escuras, tudo exteriorizado do sub consciente dos espíritos, como formas mentais. Quando você olha no fundo desses abismos vê que está cheio de espíritos, mas eles não voam, são densos. Você encontra favelas no plano espiritual, cidades medievais. Os espíritos vivem presos a formas mentais das quais, muitas vezes, é difícil escapar. São esses que os seres evoluídos buscam ajudar nessas dimensões.
Os diversos tipos de habitantes do Umbral podem ser divididos em grupos.

Os chefes, que são espíritos inteligentes, normalmente estudiosos de magia, ávidos de domínio, odeiam quase sempre o bem e os bons. São na maioria feiticeiros. Normalmente os grandes chefes têm aparência comum de humanos. Com formas extravagantes, só se apresentam os subchefes e os subordinados.

Entre eles sempre há a disputa pela chefia. Só quando apresentam sinais de cansaço é que existe oportunidade de mudança. Mas eles, como são inteligentes, sabem que um dia terão que mudar.

Há os que trabalham com os chefes, membros do grupo, do bando. Muitos dentre eles são também estudiosos, feiticeiros, conhecedores das leis naturais. Obedecem às normas do grupo. Embora considerados livres, não são realmente, pois não abandonam facilmente o bando e recebem castigos por desobediência. Dizem gostar do que são e do modo como vivem.

Encontram-se também pelo Umbral espíritos solitários, mas são poucos. A maioria deles vive nos grupos. Há os que vagam, em turmas de arruaceiros, entre o Umbral e a Terra.

Há os escravos, os que não servem para pertencer ao bando, trabalham, não recebem nada em troca, a não ser castigos, se não obedecerem.

Existem também os que são torturados e tratados assim, na maioria, por vingança. Assim como há os que dizem gostar de lá; há também os que consideram o Umbral o inferno, penam por vagar sem rumo, sofrendo pelos seus erros.

Muitos dos desencarnados que vagam pelo Umbral não têm idéia de outra forma de vida desencarnada e, ao conhecer, aceitam, querem essa mudança. Outros, indiferentes, querem mesmo é continuar como estão.

A zona inferior a que nos referimos é qual a casa onde não há pão: todos gritam e ninguém tem razão. O viajante distraído perde o comboio, o agricultor que não semeou não pode colher.

Passagem do capítulo 12 do Nosso Lar: - Creio, então - observei -, que essa esfera se mistura quase com a esfera dos homens. - Sim - confirmou o dedicado amigo -, e é nessa zona que se estendem os fios invisíveis que ligam as mentes humanas entre si.

O plano está repleto de desencarnados e de formas-pensamento dos encarnados, porque, em verdade, todo espírito, esteja onde estiver, é um núcleo irradiante de forças que criam, transformam ou destroem, exteriorizadas em vibrações que a ciência terrestre presentemente não pode compreender. Quem pensa, está fazendo alguma coisa alhures. E é pelo pensamento que os homens encontram no Umbral os companheiros que afinam com as tendências de cada um. Toda alma é um ímã poderoso. Há uma extensa humanidade invisível, que se segue à humanidade visível. As missões mais laboriosas do Ministério do Auxílio são constituídas por abnegados servidores, no Umbral, porque se a tarefa dos bombeiros nas grandes cidades terrenas é difícil, pelas labaredas e ondas de fumo que os defrontam, os missionários do Umbral encontram fluidos pesadíssimos emitidos, sem cessar, por milhares de mentes desequilibradas, na prática do mal, ou terrivelmente flageladas nos sofrimentos retificadores. É necessário muita coragem e muita renúncia para ajudar a quem nada compreende do auxílio que se lhe oferece.

Segue abaixo exemplos de lugares do umbral:

Vale dos suicidas
Desta forma os suicidas são atraídos para locais repletos de pessoas que também cometeram suicídio pois ali existe uma compatibilidade de pensamentos e sentimentos.
Se você tem um amigo ou parente que cometeu o suicídio saiba que é possível ajudar. A ajuda pode ser feita através de orações. Orando para que o suicida se perdoe. Normalmente o suicida se arrepende muito e fica se culpando pelo ocorrido. Então ele precisa primeiro se perdoar pelo erro cometido. Precisa perdoar as pessoas envolvidas. Precisa retirar do coração da raiva que possa ter de alguém, ou qualquer sentimento de vingança. O Suicida precisa ter a humildade para pedir ajuda. Você também pode orar para que espíritos amigos possam ajudar neste resgate. A oração e o pensamento positivo podem ajudar muito.


Vale dos Abortados
Como temos o livre-arbítrio, cabe aos pais a decisão de abortar ou não. Antes do ato propriamente dito, há um trabalho todo especial feito pelos socorristas com o intuito de evitar o crime, porém a decisão final é do encarnado.
No momento do aborto, o espírito abortado sofre muito. No livro "Deixe-me Viver", Luiz Sérgio descreve: "Mas o feto urrava de ódio. Logo presenciamos sua transformação, que se operou parcialmente de uma frágil criança para um homem já idoso. Os médicos aguardavam, mas ele mal podia sustentar a cabeça de homem no corpo de um feto de cinco meses". Após o aborto, esse espírito precisa de tratamento, passando por algumas cirurgias perispirituais e tratamento psicológico, pois sua casa mental não esquece os momentos cruéis de seu assassinato. Esse tratamento é lento, pois não é fácil conscientizar o abortado de que o aborto é um ato físico e o espírito não deve ficar lembrando dos fatos tristes que passou. Em tratamento no plano espiritual, encontra-se metade bebê, metade adulto. Revoltados, uns choram, outros gritam palavrões, todos com muito ódio e rancor.
Mas nem todos os abortados aceitam a ajuda dos socorristas e passam a obsediar os pais, os médicos e todos aqueles que, de uma forma ou de outra, tiveram alguma ligação com o aborto. Esses passam a ser obsediados tanto no plano físico quanto no espiritual. Os abortados "colam-se aos seus assassinos para cobrar deles o direito de viver.
Na obsessão, os corpos saem do nível e os abortados buscam as rodas energéticas (chacras), alimentando-se através delas. O espírito encarnado vai perdendo as forças, ficando a mercê dos vampiros".
Existem o "Vale da Revolta" e o "Vale do Aborto", para os quais diversos espíritos são atraídos pela vibração perispiritual. Não conseguimos calcular o horror deste lugar, onde vários espíritos são escravizados por outros mais fortes. Vamos descrever uma passagem do livro Deixe-me Viver: "Envolto por dez espíritos obsessores, vimos um aborteiro, que chamarei de Célio. Tentamos ajudá-lo, mas sua forma, que não podemos dizer humana, tal a deformação perispiritual, toda gelatinosa, arrastava-se pelo solo negro e viscoso, movendo-se com dificuldade, ainda mais por carregar junto a si seus verdugos, também muitos deles ainda na forma fetal, no ponto da interrupção da gravidez. Em Célio só havia a fisionomia sofredora, o resto de seu corpo não mais possuía forma humana.

Destacava-se nele o semblante sofredor. Mais parecia um verme, lutando para se livrar de seus verdugos, que lhe sugavam sem piedade. Célio me pareceu um enorme feto, tendo a cabeça humana deformada e, colado nele, suas vítimas. Assim como Célio, ali estavam vários outros aborteiros que contribuíram não só para retardar o plano de Deus para a reencarnação, como também prejudicaram seus próprios corpos".

Mesmo nestes lugares, há um hospital para ajudar estes espíritos. "A aura espiritual é que capta a luz do mais alto e uma mente ligada ao ódio não se alimenta de luz e, sim, de vibrações baixas". Neste momento, eles serão socorridos. 


Até a próxima galera

segunda-feira, 5 de março de 2012

Nova turma de mocidade!!!

Bom dia!!

Trago hoje uma ótima notícia!! Já começaram as vibrações para a nova turma de mocidade da regional SP-Sul, sendo assim começamos também a divulgação para a nova turma.

Essa será a primeira turma de mocidade do CEAF (Centro Espírita Amor e Fraternidade), ela iniciará dia 15/04/2012, o horário será das 11:30 às 13:00 todos os domingos. Convidem seus amigos, primos, filhos, todos os jovens de 14 a 18 anos que gostem de novas amizades e de muita alegria.

O CEAF está localizado bem próximo da estação Capão Redondo (Metrô Linha 5 - lilás), o endereço é Estrada de Itapecerica, 3655, sala 1.

Qualquer dúvida, podem colocar como comentário nesse post ok? Esperamos vocês...