Objetivo do blog

Este blog tem o objetivo de divulgar a doutrina espírita baseando-se nas aulas da 6ª turma de mocidade espírita do C.E.B. Seara de Luz. Todos os textos aqui encontrados foram fruto de pesquisas sobre o tema feitas em livros ou através de páginas na internet. O Blog não tem fins lucrativos. Todos as publicações deste blog podem servir de fonte para pesquisa, porém não devem ser tomadas como única fonte, busque sempre livros e outras páginas da web para uma comparação.
Boa leitura!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Não se deixe obsediar!

Boa tarde!


Numa palestra do centro em que frequento, certa vez leram o texto abaixo e gostaria de compartilhar com vocês, ele fala sobre um roteiro para que não fiquemos abertos as baixas vibrações que causam a obsessão.


Roteiro da Desobsessão

Ao Acordar, diga a sí mesmo: Deus, me concede mais um dia de experiências e aprendizado. É fazendo que se aprende. Deus, me ajude a aproveitar ao máximo as oportunidades. (Repita isso várias vezes, procurando manter essas palavras na memória. Repita-as durante o dia).

Compreenda que a obsessão é um estado de sintonia da sua mente com mentes desequilibradas. Corte essa sintonia ligando-se a pensamentos bons e alegres. Repila as idéias más. Compreenda que você nasceu para se entregar.

Mude a sua maneira de encarar os semelhantes. Na essência, todos somos iguais. Se ele está irritado, não entre na irritação dele. Ajude-o a se reequilibrar, tratando-o com bondade. A irritação é sintonia da obsessao. Não se deixe envolver pela irritação do outro. Não o considere agressivo. Certamente ele está sendo agredido e reage erradamente contra os outros. Ajude-o que será também ajudado.

Vigie seus sentimentos, pensamentos e palavras nas relações com o outros. O que damos recebemos de volta.

Não se considere vítima. Você pode estar sendo algoz sem perceber. Pense nisso constantemente para melhorar as suas relações com os outros, Viver é permutar. Examine o que você troca com os outros.

Ao se sentir abatido, não entre na fossa. É difícil sair dela. Lembre-se de que você está vivo, forte, com saúde e dê graças a Deus por isso. Seus males são passageiros, mas se você os alimentar eles durarão. É você quem sustenta seus males, cuidado com isso!

Leia diariamente, em voz alta, de manhã ou ao deitar-se, um trecho do evangelho segundo o espiritismo e medite dobre o que leu. Abra o livro ao acaso e não pense que a lição é só para você, geralmente é para os obsessores, mas você também pode aproveitá-las.

Essas são lições simples, nem sempre fáceis de cumprir, mas que com nosso esforço podemos alcançar pelo menos 80% de melhora em nós mesmos, nossa evolução depende unica e exclusivamente de nós, então cuide-se!

Boa leitura e até a próxima!

João

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Colônias espirituais no Brasil

Bom dia!!

Conforme prometido, segue a baixo o resumo de algumas das colônias espirituais do Brasil. O texto abaixo foi retirado do blog "Entra aí", link :

Colônia Regeneração: Localizada nas proximidades de Goiânia até Brasília, esta Comunidade trabalha com a recuperação de espíritos mutilados no períspirito, além de proceder com atendimentos fluídico concentrados, terapias, academias, tudo com o intuito de renovação interior.
Colônia Amigos da Dor: Encontra-se no norte de Minas e extremo sul da Bahia. Realiza socorro a recém-desencarnados através de missas. Os espíritos servidores dessa Colônia prestam atendimento em igrejas, santas casas de misericórdia e é uma das mais antigas Colônias em terras brasileiras.
Colônia Redenção: Se situa no leste da Bahia em formato mais ou menos triangular. Sendo uma grande referência no mundo espiritual, esta Colônia realiza um grande trabalho em laboratório fluídico por intermédio de seus socorristas na Terra. Encontra-se lá um arquivo com as mais lindas histórias e exemplos de amor que o mundo já viu, começando pela história de Jesus em cenas vivas.
Colônia Arco-􀃋Íris: Esta Comunidade Espiritual é localizada na região norte do Brasil, indo de Porto Velho (RO) a Manaus (AM) em linha reta. Seus servidores oferecem grande amparo aos encarnados e conhecidos como “filhos do arco-íris”.
Colônia Raios do Amanhecer: Localizada na parte central do planeta, tendo maiores núcleos no Brasil, no norte do Amapá. Seus diferentes núcleos espalhados por vários países representam uma atividade diferente. No Brasil se parece com um grande parque infantil, pois é um mundo espiritual de crianças.
Colônia Bom Retiro: Localiza-se no Paraná tendo um formato de losango. Além de dar socorro aos desencarnados, ela tem como principal função dar a volta ao reequilíbrio do espírito.
Colônia Padre Chico: Situada no Triangulo Mineiro, é também conhecida no mundo espiritual como Colônia das Margaridas. É uma colônia muito movimentada, pois nela tem espíritos abrigados para socorro e para trabalhar em nome de Cristo.
Colônia da Praia: Fica no sudeste do Espírito Santo. É voltada para atividades espirituais que atuam na ecologia terrena, desenvolvem estudo e mantém observação atuando no equilíbrio exercido pelo Oceano.
Colônia Nova Esperança: Localizada bem próximo de Palmelo (GO), esta Colônia tem como função a catalogação de todos os espíritos que entram, saem e que permanecem no planeta, que hoje em dia é de aproximadamente 30 bilhões de espíritos.
Colônia das Águas: Situa-se próxima à entrada do rio Amazonas, Sua especialidade é receber os desencarnados por problemas circulatórios e que foram afetados no períspirito.
Colônia Morada do Sol: Encontrada na parte leste do Brasil e se estendendo até o norte da Bahia. Esta Colônia coordena equipes espalhadas pelo planeta, os servidores levam amparo aos portadores de “doenças tropicais” encarnados.
Colônia das Flores: Sendo uma das maiores colônias espirituais, ela inicia na parte centra de Santa Catarina indo até Goiás, tendo pontos no Paraná e adentrando São Paulo. Especializada em socorro aos desencarnados vítimas de câncer e que geralmente conservam esta impressão no períspirito.
Colônia Gramado: Sobre o Rio Grande do Sul, possui vários núcleos de atendimento socorrista. Entre elas destacam-se as colônias “Das Orquídeas”, “Girassóis”, “Do Guaíba” e “Estrela D’alva”, todas recebem o nome de Colônia Gramado. Específica em trabalhos de técnicas de estudo relacionados à coluna vertebral, coordenação motora das pernas e dos pés.
Colônia das Montanhas: Encontrada no noroeste de Minas Gerais, próximo à divisa de Goiás. Adentrando o sudoeste entre a Serra Bonita (MG) e a Serra da Capivara (BA) e a Serra dos Gaúchos (MG), envolve toda a área do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, onde envolve as águas dos rios Urucaia e Pardo com seus afluentes.
Colônia Estudo e Vida: Fica no Mato Grosso do Sul e parte da Bolívia. Tem por finalidade o estudo da vida. Possibilita que todos os espíritos tenham autoconhecimento para compreender próprios conflitos e desencontros para qualquer assunto.
Colônia das Violetas: Situada entre Amazonas, Tocantins, Paraná e Mato Grosso, está Colônia realiza técnicas voltadas para a cura de enfermidades cardíacas.
Colônia do Sol Nascente: No sudoeste do estado de São Paulo, esta Comunidade apresenta um setor de preparação do espírito para reencarnar, aguardando um momento determinado por Deus.
Colônia do Abacateiro: Abrangendo os estados de Goiás e Mato Grosso, esta Cidade Espiritual é toda cercada por abacateiros e desenvolve técnicas e atendimentos renais, tanto no períspirito quanto no auxílio a todos os processos de enfermidade renal.
Colônia do Rouxinol: Ao norte do Brasil, no Maranhão, a Colônia passa uma profunda sensação de paz e ali ficam espíritos que desencarnaram após longo período de enfermidade ou que tiveram morte súbita.
Colônia do Moscoso: Encontra-se na parte centro-leste do Espírito Santo, esta Comunidade tem o formato de um retângulo e com características orientais, fundada por Moscos (pov os que habitav am o Mar Negro e o Mar Cáspio). A Colônia desenvolve técnicas que auxiliam o espírito a desenvolver a autodescoberta, como essência divina.

Ainda não são todas as colônias brasileiras, mas já dá para ter uma idéia de quantos lugares temos em nosso país que tem o objetivo de ajudar espíritos dos mais diversos graus de evolução a encontrar seu caminho. Aguardem o próximo tema falando sobre os planos inferiores.

Boa leitura!!

João

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Céu ou Planos superiores?

Bom dia!

Esse sábado retomamos nossas aulas com a mocidade, e o tema de início do ano foi a aula 91. do programa, com o tema "Nos planos superiores"

Sempre que entramos no assunto da vida após o desencarne, fica a dúvida: Para onde vamos após o desencarne?

Normalmente vemos definições de dois lugares básicos para a vida após o desencarne, céu e inferno, mas hoje veremos que não é bem assim que a coisa acontece, pois se somos tão diferentes uns dos outros, cada um com seus anseios e aprendizados diferentes, como poderíamos ser divididos em somente dois grupos não é? Hoje começamos a falar sobre os planos superiores e no próximo tema falaremos sobre os planos inferiores.

Quem já assistiu o filme "Nosso Lar", baseado na obra do espírito André Luiz, psicografado pelo médium Chico Xavier, certamente já ouviu falar que as cidades como são aqui na Terra são uma cópia das cidades espirituais, isso mesmo, no plano espiritual há cidades sim, mais evoluídas que as nossas aqui no plano terreno, a essas cidades damos o nome de colônias espirituais.

Quando desencarnamos, o local para onde iremos é baseado no nosso pensamento, no nosso campo vibracional, como somos todos ainda imperfeitos, normalmente o primeiro lugar imediatamente após o desencarne passa a ser o Umbral. Nossa quer dizer que todo mundo é castigado? Não é bem assim, há diversas camadas de vibração no Umbral, algumas mais densas, outras nem tanto, mas isso é assunto para o próximo tema, hoje iremos tratar apenas das colonias espirituais dessa região, isso mesmo há colônias espirituais lá também. Essas colônias são as chamadas colônias de socorro e acolhimento, elas são as responsáveis por nos acolher após o desencarne, elas se localizam em pontos estratégicos do Umbral, algumas inclusive são especializadas em determinados tipos de desencarne, como espíritos que desencarnaram por problemas cardíacos, suicídio, câncer, e tantos outros casos. Essas colônias dedicam-se ao primeiro contato com o espírito desencarnado, preparando-o para o aprendizado que virá antes de sua próxima encarnação.

Após esse primeiro contato, cada espírito a seu tempo, eles são encaminhados para as colônias de aprendizado, como Nosso Lar, por exemplo. Essas colônias de aprendizado são como grandes cidades focadas no ensinamento e preparo dos espíritos para uma nova encarnação, através de palestras e trabalhos os espíritos aprendem as lições de amor e caridade para com o próximo, adquirindo a essência das palavras que nosso mestre Jesus nos ensinou, essas colônias tem também seus departamentos de socorro, mas seu foco maior é no aprendizado. As colônias espirituais são verdadeiros pontos de luz ao redor do planeta, esses pontos são como os faróis que guiam os navegadores, guiando espíritos que buscam o auxílio.

Não somente as colônias espirituais são pontos de luz no espaço, mas também as casas espíritas, templos religiosos, e mesmo aquelas residências que fazem seu evangelho no lar ou seu culto de orações, todos esses lugares geram no espaço uma luz especial, que auxilia os espíritos perdidos a encontrar o caminho do bem, daí a necessidade de fazermos o evangelho no lar, não somente para proteger a nós mesmos e nossa casa das negatividades do mundo, mas tembém para auxiliarmos espíritos errantes que estejam próximos. Os centros espíritas e templos religiosos por exemplo, as vezes são construções bem singelas no plano físico, mas tem no plano espritual uma extensão gigantesca, em formas de hospitais e escolas que acolhem diversos espíritos.

Dessa forma vemos que o plano superior não é somente um único local para onde vão os espíritos bons, mas sim um conjunto de muitos locais distribuídos por todo o planeta e em todas as esferas para que todo tipo de espírito possa ser atendido e auxiliado.

Após esse texto teremos um outro com as principais colônias espirituais localizadas no nosso país, Brasil, e depois um texto falando sobre os planos inferiores.

Uma ótima semana a todos!

João

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

#EGM2012 - Onde está o teu tesouro ali estará também seu coração

Boa tarde, pessoal.

Em fim estamos retomando nossa caminhada para 2012 hehe, e nada melhor do que voltar as aulas falando sobre o Encontro Geral de mocidades de 2012 não é?

Esse ano o EGM foi um pouco diferente, não tinhamos uma regional sede, como nos outros anos, o encontro foi planejado, estruturado e realizado através da união de TODAS as regionais de mocidade do país, o que nos mostrou que juntos somos ainda mais fortes, com um pouquinho que cada um fazia, o encontro foi crescendo e chegou na magnitude que nos orgulhamos tanto, ser mais que 1000, ser um!

Com relação as emoções, mais uma vez fomos surpreendidos com belas atividades, que nos levaram ao mais profundo conhecimento de nós mesmos, de nossos sentimentos, buscando nossas verdades e nossos tesouros, descobrimos o que nos motiva a fazer parte desse movimento tão intenso que é a mocidade espírita.

Pular, brincar, cantar, chorar e fazer amigos, tudo isso é maravilhoso, mas ver o sorriso e a real felicidade estampada no rosto dos participantes do EGM é gratificande. Como ouvimos na mensagem final passada por nossos irmãos espirituais, "O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS, MAS NÃO PARA O CORAÇÃO"

É isso aê galera o EGM é feito para vocês, para que, como diz um aluno meu, ali possamos ser nós mesmos, sem máscaras, sem malícia e nem segundas intenções, um lugar onde possamos agir sem medo de ser repreendidos ou tachados, um lugar para ser feliz.

E é nesse clima de alegria pós encontro que voltamos a mais um ano de mocidade, esperando ansiosamente pelo próximo encontro.

Até a próxima!
João