Objetivo do blog

Este blog tem o objetivo de divulgar a doutrina espírita baseando-se nas aulas da 6ª turma de mocidade espírita do C.E.B. Seara de Luz. Todos os textos aqui encontrados foram fruto de pesquisas sobre o tema feitas em livros ou através de páginas na internet. O Blog não tem fins lucrativos. Todos as publicações deste blog podem servir de fonte para pesquisa, porém não devem ser tomadas como única fonte, busque sempre livros e outras páginas da web para uma comparação.
Boa leitura!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Você sabe onde será o próximo EGM?

Boa tarde, pessoal!!

Fico muito feliz de compartilhar com vocês a notícia que acabei de receber do pessoal da coordenação do EGM (Encontro Geral de Mocidades). Como todos sabem, as inscrições para o EGM 2012 começaram na semana passada, com data limite para se inscrever até o dia 04 de Dezembro, daqui duas semanas, porém o local do encontro ainda não havia sido definido e permanecia um mistério pois nem os possíveis locais haviam sido divulgados. Pois é, chega de tanto suspense e vamos para a ótima notícia: O ENCONTRO GERAL DE MOCIDADES DE 2012 SERÁ NA REGIONAL SÃO PAULO SUL!!!!!

Isso mesmo, o local escolhido para sediar o Encontro Geral de Mocidades de 2012 foi o Campus 3 da Universidade Santo Amaro (UNISA), localizado na Rua Humbolt, 29 - Santo Amaro. Esse local foi escolhido por conta de sua ótima infra-estrutura, com 14 banheiros masculinos e 14 femininos, mais de 43 salas, 2 quadras, uma excelente área verde, entre outras coisas, ou seja, teremos uma boa estrutura para receber os 1000 jovens no próximo encontro.

Para quem acompanha a jornada dos encontros, sabe que a regional SP Sul sempre teve o sonho de um dia realizar o Encontro Geral, hoje essa é a nossa realidade, lógico que por ser uma regional pequena, não temos como coordenar tudo, o que nos leva para mais uma novidade, o encontro será coordenado por todas as regionais, promovendo uma interação de todos desde os primeiros detalhes, a final a intenção é sempre a união de todos.

Tudo já está sendo planejado com muito carinho para que vocês curtam cada minuto, então agora é só arrumar as malas e nos preparar para matar a saudade dos amigos e se divertir pra valer num carnaval inesquecível. Bora pro Geral galera!!!

Até a próxima!
João

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Espíritos errantes e recordação das vidas passadas

Que todos somos espíritos encarnados nós já sabemos, já sabemos também que a encarnação é um estágio transitório, que nossa verdadeira vida é no plano espiritual, com isso iniciamos mais um tema, nesse texto iremos tratar da recordação das existências anteriores e definir o que são espíritos errantes.

Nós reencarnamos diversas vezes, sendo que cada encarnação é programada de acordo com nossos méritos das vidas passadas, além disso, toda encarnação tem um tempo determinado, um prazo de validade, e quando esse prazo termina voltamos a nossa verdadeira pátria, a pátria espiritual.

A grande divergência de crenças e as inúmeras suposições sobre o que acontece após a morte nos gera um certo desconforto e até mesmo medo do que nos espera após o desencarne, por esse e por outros motivos o processo de desencarne nos causa certo trauma, em alguns esse trauma é mais intenso e em outros mais ameno, isso depende de diversos fatores como grau de esclarecimento, as ações que tomou durante a vida, o padrão vibracional em que se encontra, se foi uma morte violenta ou não, a idade em que desencarnou (jovem ou idoso), tudo isso influencia nesse processo de desencarne, por isso é necessário que o espírito passe por um sono renovador, ele dorme para adaptar-se a nova condição, a de desencarnado.

Antes desse sono renovador, acontece o fenômeno já tantas vezes comentado, o famoso filme de nossa vida, antes de dormirmos temos uma rápida lembrança de todos os momentos dessa encarnação que acabou de encerrar, lembrando desde a infância até o dia do desencarne, lembrando desde os fatos mais insignificantes até os acontecimentos mais importantes, tudo para que possamos avaliar o que fizemos da nossa vida enquanto estávamos encarnados.

Esse sono pelo qual todos passamos leva um determinado tempo, esse tempo é determinado pelo grau de esclarecimento de cada um, alguns podem levar dias dormindo, outros meses, cada um ao seu tempo, até que o espírito esteja conformado com a nova condição a que faz parte. Após esse sono renovador, o espírito passa por um processo em que pouco a pouco, e com auxílio dos espíritos superiores, vai recordando de suas existências anteriores, com o objetivo de comparar com a mais recente e ver o que havia sido proposto de mudanças e o que realmente mudou para melhor. Essa recordação das vidas passadas também depende do grau de esclarecimento de cada espírito, a medida em que sua mente se abre para o conhecimento, seu espírito se torna mais puro e pode acessar essas memórias, de forma que essas lembranças o ajudem a corrigir os erros e assim se torne um espírito melhor.

Até que sejamos espíritos puros, ou seja, até que não mais necessitemos das experiências da carne para aprender a nos melhorar, somos considerados espíritos em estágio de aprendizagem, nesse estágio somos classificados como espíritos errantes. Espíritos errantes são todos aqueles que ainda aguardam por uma reencarnação, pois necessitam dela para o aperfeiçoamento do espírito, entre uma reencarnação e outra, ficamos na erraticidade, e é nessa erraticidade que temos tempo para palestras, cursos e aprendizados voltados exclusivamente para o aperfeiçoamento de nossa moral e intelecto, para que quando reencarnarmos possamos levar todo esse conhecimento para uma vida melhor, buscando a perfeição.

Todos nós temos a chance de nos melhorar e cada reencarnação é um novo começo, onde começamos com diversos propósitos, tentemos então cumprir esses propósitos e se possível até superá-los, pois a felicidade se encontra na superação de si mesmo, quando somos felizes por poder fazer outras pessoas felizes, esse é o verdadeiro amor relatado por nosso mestre Jesus.

Um excelente dia a todos!
João

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Família corporal e família espiritual

Família!

A primeira imagem que vem em nossa mente quando vemos ou ouvimos essa palavra é a de um conjunto de pessoas, normalmente formada por pai, mãe e filhos, isso porque o conceito de família é a união de pessoas que convivem e compartilham seus pensamentos e experiências do dia a dia.
Junto com o conceito de família, vem também o conceito dos laços de sangue e dos laços de criação. A ligação entre pai e filho não é exclusivamente dominada pelos laços de sangue. Os pais biológicos somente dão as características genéticas de seus filhos, toda a educação moral é passada através de anos de educação familiar, formando o caráter de seus filhos desde os primeiros anos de vida. Tudo isso faz com que os membros de uma família criem laços através da coletividade, vivendo em cumplicidade e com sentimento de amor e de fraternidade.
Nossa família aqui na Terra já é escolhida antes mesmo de encarnarmos, muitas vezes vivemos com pessoas com as quais já convivemos em vidas anteriores, elas são escolhidas de acordo com as experiências necessárias para a nossa vivencia na Terra, com o objetivo de nos aproximar, criando um vínculo muito maior do que o vínculo carnal, a esse vínculo chamamos de vínculo espiritual.
A família espiritual é criada através dos laços de afeto, um grupo de pessoas que criam afinidades com o passar dos tempos, essas famílias são formadas por esses laços e não tem uma duração determinada como a família corporal, nem mesmo as diversas encarnações separam esses espíritos, pois seus laços são tão fortes que transpassam até mesmo a barreira da carne. Esse laço se desenvolve também quando estamos na Terra, aquele amigo que nos acompanha durante toda a vida, com quem confidenciamos nossos mais íntimos segredos, criando verdadeiros laços fraternos que nos unem muito além da carne, com ele criamos uma amizade que é levada por toda a eternidade e que pode nos acompanhar por muitas e muitas encarnações.
Tudo o que fazemos aqui quando encarnados é gravado e levado para toda a eternidade, com as amizades e sentimentos não poderia ser diferente, os laços de afeto e fraternidade criados aqui na Terra são perpetuados no plano espiritual, por isso quando desencarnamos voltamos a ver, de acordo com nosso merecimento, todos aqueles que já fizeram parte de nossas vidas passadas. Esta é a importância de mantermos relações harmoniosas com as pessoas com as quais convivemos hoje, para que estas possam nos receber de braços abertos lá no outro plano, na nossa verdadeira casa.

Boa semana a todos!
João

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Há muitas moradas na casa de meu pai

Nosso Mestre Jesus já nos disse “Há muitas moradas na casa de meu pai”. Hoje temos entendimento para entender o que nosso irmão nos disse há tantos anos atrás, a final, o que eram essas muitas moradas?
O que nosso Mestre nos deixou no passado foi uma premissa para um tema que seria desenvolvido com o passar do tempo, hoje com todo o conhecimento científico, filosófico e religioso que temos, é possível juntarmos tudo e concluir que, para a evolução de espíritos de graus de evolução tão diferentes, nada mais justo do que diversos mundos também em graus de evolução diferentes.
Imaginem como seria a encarnação de um espírito em sua primeira experiência no reino hominal, sem nunca ter raciocinado antes, com seu intelecto ainda primitivo, agora imaginem esse “homem” nos nossos dias atuais, com toda a tecnologia que temos, incompatível não acham?
Pois é, por isso existem outras moradas, como disse Cristo, essas outras moradas são nada mais do que outros planetas, em diversos estágios de evolução diferentes, hoje nosso planeta Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos segundo os estudos atuais, depois desse tempo todo ainda há milhares de outros planetas sendo formados e outros milhares que já existiam muito antes da Terra, cada qual com seu avanço tecnológico.
Os planetas nada mais são do que escolas da vida, nos quais encarnamos em busca de nos melhorar e aprender mais e mais sobre a escala evolutiva e sobre como ser útil ao próximo. Sabemos que não há como regredir na escala evolutiva, somente como progredir ou estagnar, sendo que dentre esses dois, a decisão de evoluir mais rápido ou mais devagar é tomada através do nosso livre-arbítrio, sendo assim, um espírito pode evoluir na mesma velocidade que o planeta onde se encontra, ou pode levar mais ou menos tempo do que essa evolução planetária, vamos exemplificar:
Se repararmos hoje no nosso planeta Terra, veremos que temos espíritos encarnados de diversos graus de evolução, temos aqueles que buscam melhorar a si próprios, e temos aqueles que ainda insistem em melhorar a própria condição não importando o que tenha que fazer com os outros para que isso aconteça, temos aqueles que buscam a melhoria do espírito e aqueles que ainda focam sua encarnação na aquisição de poder e bens materiais. Chega uma hora, que esses dois tipos de espíritos não podem mais viver juntos, pois um atrapalha a evolução do outro, por isso de tempos em tempos há uma divisão, onde os espíritos que acompanham a evolução do planeta se mantém nele e os que não acompanham são levados a encarnar em outros planetas compatíveis com seu grau de evolução.
Nosso planeta Terra até os dias atuais era um planeta de provas e expiações, onde os espíritos encarnam com objetivo de corrigir os erros do passado e passam por experiências impostas para que aprendam com elas, mas estamos em uma fase em que o planeta se transforma para uma fase de regeneração, onde os espíritos que aqui reencarnarem não mais passarão por tantas provas, e sim por lições e experiências mais voltadas para o aperfeiçoamento do espírito, ou seja, agora só encarna na Terra quem tiver o real objetivo de se melhorar e buscar ajudar na evolução alheia.
Esse processo de transição acontece com todos os planetas, um planeta muito comentado na nossa doutrina é o de Tríade, um planeta localizado na constelação do cocheiro, num sistema solar chamado Capela, na nossa doutrina ouvimos muito falar nos exilados de Capela, vamos explicar o porquê.
Capela, o sistema onde se encontra o planeta Tríade, passava por um processo de transição igual ao que a Terra passa hoje, de provas e expiações para Regeneração, no qual os espíritos que não estavam compatíveis com o andar da evolução do planeta seriam levados para outros lugares mais compatíveis com seu grau evolutivo, nessa época a Terra ainda estava muito primitiva, iniciando a vivência humana. Esses espíritos, vindos do sistema de Capela, vieram para o planeta Terra, onde seriam seres mais evoluídos que os daqui, e ajudariam a alavancar a evolução do planeta através de seus conhecimentos trazidos das vivências anteriores em Capela, já os outros que se mantinham no mesmo padrão de evolução de Capela, continuaram sua caminhada ali.
Dessa forma funciona a dinâmica de evolução em vários estágios, com espíritos de diversos graus de evolução vivendo em planetas também em diversos estágios de desenvolvimento, todos em sincronia e guiados pela sabedoria divina, que controla como e quando esses espíritos devem transitar de um planeta para o outro, através de espíritos de esferas mais elevadas, capazes de auxiliar no processo de escolha desses planetas para os quais os espíritos são levados.
Há diversas literaturas que tratam desse assunto que, por ser muito extenso, não conseguiremos tratar aqui, portanto, se você ficou interessado nessa história da nossa humanidade, seguem abaixo alguns livros muito interessantes que falam a respeito:
Os exilados de Capela
Herdeiros do novo mundo
Missionários da Luz
Atlântida, no reino da luz
Atlântida, no reino das trevas

Até a próxima,
João