Objetivo do blog

Este blog tem o objetivo de divulgar a doutrina espírita baseando-se nas aulas da 6ª turma de mocidade espírita do C.E.B. Seara de Luz. Todos os textos aqui encontrados foram fruto de pesquisas sobre o tema feitas em livros ou através de páginas na internet. O Blog não tem fins lucrativos. Todos as publicações deste blog podem servir de fonte para pesquisa, porém não devem ser tomadas como única fonte, busque sempre livros e outras páginas da web para uma comparação.
Boa leitura!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Doe uma palavra!

Bom dia, pessoal.

Recebi um e-mail hoje contando sobre um trabalho desenvolvido pelo Hospital Mario Penna em Belho Horizonte, esse hospital cuida de pessoas com câncer, e todos ao menos já ouvimos falar o quão deprimente é o estado cancerígeno, com tratamentos que debilitam não só o físico como também, e principalmente, o psicológico não é verdade?
Por isso o hospital criou um sistema de mensagens online, para que os pacientes possam sentir o conforto que lhes falta através das mensagens de otimismo enviadas, como isso funciona? O Hospital instalou em todas as salas telões por onde passam mensagens deixadas em um site na internet, dessa forma eles podem sentir todo aquele sentimento de verdadeira caridade enviado por pessoas reais, para enviar uma mensagem basta acessar o site http://www.doepalavras.com.br/ e escrever a sua mensagem, são frases curtas com no máximo 127 caracteres, como no twitter, são poucas palavras para nós, mas que podem dar um conforto sem tamanho para aqueles que se encontram em situação tão difícil.

Caridade não se faz apenas com coisas materiais, a maior caridade é aquela que fazemos com o coração, doando sentimentos, então vamos nos unir doando essa palavra amiga para esses nossos amigos.

Que todos tenham um excelente dia!

Grande Abraço!
João

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Saudade é bom!

Bom dia!!!
Ótimas palavras para uma semana que começa com um lindo dia de sol não acham?

Algumas coisas passam em nossa vida e marcam para toda a eternidade, sempre achei que o que tinha me motivado a ser dirigente de mocidade tinha sido a última turma de mocidade da qual participei, há dois anos, mas hoje me lembrei de algo que já havia me marcado há 10 anos, na primeira turma de mocidade da qual participei, com as dirigentes que semearam esse sentimento tão bom de alegria e amor que é a mocidade, Obrigado por tudo isso Aline, Júlia e Kátia!!

Segue o poeminha da última aula dessa turma tão especial:


Se For... 

Se for para esquentar,que seja no sol.
Se for para enganar,que seja o estômago.
Se for para chorar,que seja de alegria.
Se for para roubar,que seja um beijo.
Se for para perder,que seja o medo.
Se for para cair,que seja na gandaia.
Se existir guerra,que seja de travesseiros.
Se existir fome,que seja de amor.
Se for para ser feliz, que seja o tempo todo!

Autor Desconhecido

Desejo uma ótima semana a todos!!
Até a Próxima
João

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A melhora interior - Reforma Íntima

Pensamento e vontade, lei da evolução e progresso, reencarnação e pluralidade das existências, todos esses temas foram base para um único objetivo, a evolução do espírito.
Tudo que existe no plano físico foi projetado pelo plano superior para que pudéssemos utilizar de aprendizado, e tudo o que passamos aqui quando encarnados, principalmente as dificuldades, são o que nos impulsiona a buscar condições melhores e evoluir.
Agora estamos chegando num patamar evolutivo onde não mais teremos nossa evolução guiada por fatos pré-estabelecidos pela espiritualidade, mas sim uma evolução guiada pelo nosso interesse em nos melhorar, afinal, como vimos nos temas relacionados à reencarnação, atualmente nós temos consciência de tudo o que temos feito de errado e sabemos o que deve ser feito para melhorar, basta que tomemos a iniciativa e tenhamos determinação para realizar essa melhora.
Essa semana participei de uma aula de curso de passes, na qual uma única frase ficou na minha mente para reflexão até hoje:
“Sabe qual é a diferença entre conhecimento e sabedoria?
O conhecimento é toda aquela informação que obtemos por estudo ou por meio de um professor ou mentor, tornando-nos conhecedores das mais altas técnicas e tecnologias.
Sabedoria é quando pegamos esse conhecimento e utilizamos ele da forma mais proveitosa possível, como o próprio nome diz, é o saber utilizar.”
Essa é a mais pura verdade, a medida que adquirimos conhecimento, temos que fazer uso dele, pois conhecimento adquirido e guardado é conhecimento perdido, sendo assim, todo o conhecimento que adquirimos deve ser utilizado para promover nossa melhora individual, a essa atitude chamamos Reforma Íntima.
Estamos num período de evolução planetária em que temos que nos preocupar com o nosso futuro não só nessa encarnação, mas após ela, essa nossa atual encarnação pode ser a última que temos antes que ocorra a divisão daqueles que continuarão nesse planeta e dos que irão para um planeta com menos recursos, assim como era a Terra milhares de anos atrás, então por que deixar para depois o que podemos melhorar agora?
Vamos fazer de nossa estada aqui uma verdadeira escola, para que aprendamos a nos melhorar pouco a pouco, cada atitude é válida, pegue um tempo com você mesmo e pense em algo que poderia melhorar, se você for como eu, verá que rapidamente surgem dois ou três defeitos que você acredita que poderia corrigir para ser uma pessoa melhor, então pegue um desses defeitos e se comprometa com você mesmo: “Amanhã, e só por amanhã, vou fazer o possível para não ser dominado por esse meu defeito!” vamos supor que você escolheu o Stress no transito, que foi o que escolhi quando comecei a fazer esse exercício, durante aquele dia, busque ficar tranqüilo mesmo nas situações mais estressantes, se não conseguir no primeiro dia, tente de novo no outro e no outro, até que um dia você consiga passar aquele dia tranqüilo. Pronto, você cumpriu com o que prometeu a si próprio, agora pode pensar no que dissemos há pouco, você aprendeu como ficar mais tranquilo, então porquê não fazer isso mais vezes? A escolha é sua, você adquiriu o conhecimento agora basta utilizar a sabedoria para utilizá-lo da melhor forma. Até hoje ainda é difícil para mim esse exercício, mas consigo manter a tranqüilidade na maioria das vezes hoje em dia, assim vamos nos melhorando, um passo de cada vez, mas sem parar.
Busque se melhorar, não para agradar os outros, mas por si próprio, para que quando cheguemos de volta à pátria espiritual, estejamos certos de ter voltado melhores do que quando partimos.

Até a próxima.
João