Objetivo do blog

Este blog tem o objetivo de divulgar a doutrina espírita baseando-se nas aulas da 6ª turma de mocidade espírita do C.E.B. Seara de Luz. Todos os textos aqui encontrados foram fruto de pesquisas sobre o tema feitas em livros ou através de páginas na internet. O Blog não tem fins lucrativos. Todos as publicações deste blog podem servir de fonte para pesquisa, porém não devem ser tomadas como única fonte, busque sempre livros e outras páginas da web para uma comparação.
Boa leitura!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Como é reencarnar?

Olá galera!

Que demora pra mais um post não é? rsrs
Bom demorou mas chegou mais um tema para o nosso blog, já pensou nos procedimentos da reencarnação? Vamso falar um pouquinho do assunto.


Chegamos ao tema de nossa aula 81 do programa de mocidade com essa pergunta, a final, como se dá o processo de Reencarnação?
Antes de mais nada, voltemos ao conceito que, encarnação é a volta do espírito à vida corporal, é quando nos propomos a ter uma nova vida na Terra para trabalhar em nosso processo evolutivo nos superando a cada dia para voltarmos à pátria espiritual vencedores. Sendo assim, vamos ver um pouco mais de como esse processo ocorre.

União do corpo e da alma.

Lendo os pontos de vista da ciência, vemos que os próprios cientistas não possuem unanimidade nas teorias sobre o início da vida humana, muitos acreditam que a vida já inicia no momento em que o espermatozóide e o óvulo se juntam, já outros acreditam que até as formações cerebrais, na 8ª semana de gestação, o feto ainda não pode ser considerado com vida, ou seja, não se tem uma posição concreta do assunto.
Assim como na ciência, no campo religioso também encontramos diversas opiniões sobre o assunto, não nos cabe julgar o ponto de vista de cada uma, por isso iremos tratar do conceito de união do corpo e da alma, o qual acontece mesmo antes mesmo da fecundação.
Como vimos em tema anterior, atualmente os espíritos em sua maioria auxiliam no planejamento de sua próxima encarnação. Tudo começa antes mesmo da fecundação, quando o reencarnante junto com seus mentores começa a planejar a sua futura encarnação, definindo apenas os grandes lances da existência, como casamento, filhos, profissão e doenças cármicas.
Após essa etapa, começa um novo processo no qual o espírito fica sabendo quem serão seus futuros pais e começa a ligação fluídica com estes, essa etapa é muito importante pois é nela que as afinidades para a vida futura vão sendo criadas, tanto pelo espírito reencarnante quanto pelos espíritos encarnados que serão os pais, durante todo o processo de encarnação, desde o planejamento espiritual até o momento do nascimento, ocorre essa ligação fluídica, sendo que no momento do nascimento o espírito perde seus pontos de contato com a vida espiritual, passando a viver definitivamente encarnado.
Após essa preparação, começa a ligação entre o espírito e a matéria, quando o espírito tem seu perispírito reduzido, com ajuda dos técnicos especializados, até assumir a forma de uma criança recém nascida, em meio a esse processo, o espírito fica aguardando o momento da relação sexual para efetivar o processo de encarnação. Na explosão de espermatozóides, é selecionado aquele que tem mais condições de fecundação, e este é devidamente magnetizado para atravessar todo o percurso e fecundar o óvulo, também selecionado e magnetizado, iniciando ali a parte material da reencarnação.
Junto ao processo de ligação da matéria, o espírito passa por um processo de esquecimento de suas encarnações anteriores, para que possa começar uma nova vida isento de seus defeitos e qualidades do passado, sendo influenciado apenas por seus sentimentos e anseios contidos no perispírito.
A partir deste ponto, começa o desenvolvimento do feto, que vai desde a fecundação até o nascimento, quando começa a formação do corpo físico através de divisões celulares e ajuste das células, o perispírito já reduzido e em forma de recém nascido, é o que vai dando forma ao corpo físico. Os primeiros 21 dias após a fecundação, são os de maior importância na gestação, pois nesse período é que são formados os órgãos e sistemas, por isso, nessa etapa, a proteção espiritual é intensa, quando a mãe não pode sair do corpo durante o sono e nem receber visitas, após esse período, a proteção espiritual é mais amena mas ainda continua até o nascimento da criança.
Após todo esse processo, chega finalmente o nascimento, período esse em que o espírito, já encarnado, começa a se adaptar novamente à vida terrena, porém o processo de encarnação não acaba aí, pois até os 7 anos de idade a criança ainda possui ligações mais diretas com o plano espiritual, perdendo essas ligações a medida em que vai crescendo, e aos 7 anos a criança está definitivamente implantada no mundo físico.

Ainda no assunto de reencarnação, temos mais dois temas a serem abordados, que são a responsabilidade do aborto proposital e a responsabilidade das relações sexuais, mas isso fica para o próximo post.

Até breve pessoal!

Duten.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Agradecimento

Boa noite!
Good Night!
Gute Nacht!

Comecei esse post em três línguas diferentes por um motivo em especial.
Nosso blog, além de ser uma forma a mais de divulgar a mocidade e dar oportunidade de rever o tema da aula de sábado durante a semana, tem sido uma ferramenta de estudo para todas as pessoas que tem acesso a internet no mundo, lógico que a quantidade de acessos ainda não é tão grande hehe, mas hoje temos mais da metade da quantidade de acessos vindos dos Estados Unidos e da Alemanha, por isso gostaria de agradecer às pessoas do exterior que acessam o nosso blog, obrigado pela presença constante de vocês aqui!

Muito obrigado também a todos os que acessam nossa rede aqui do Brasil também!!

Até breve pessoal!
Abraço!
Duten

Aula 79. Desdobramentos da idéia da reencarnação


Um espírito pode viver em corpos inferiores ao do Ser Humano?
Na antiguidade, povos da Ásia, África e Europa acreditavam que o espírito do homem poderia voltar a viver na Terra em uma nova existência. Alguns desses povos acreditavam que essa nova existência poderia ser vivida com um espírito humano reencarnando em um corpo animal e vice versa. A Essa teoria se dá o nome de Metempsicose.
A doutrina espírita esclarece que um espírito humano jamais poderia voltar a ocupar um corpo animal, digo voltar pois, como vimos em temas passados, todo espírito passa por um processo evolutivo de reino em reino, primeiramente no reino mineral, seguindo para o vegetal, animal e hominal, sendo que, após ter passado por todas essas experiências e aprendizados, seria incompatível com a evolução do espírito voltar a ocupar um corpo tão rústico e limitado como o de um animal. Tal fato seria como colocar Santos Dumont vendendo côco na praia, seria desperdiçar o potencial dele certo?
Um espírito reencarna somente em corpos iguais ou superiores ao de seu estado atual, de acordo com seu grau evolutivo, sendo assim, um espírito tem a opção de estagnar ou evoluir, nunca regredir, tal é a Lei Divina do Progresso.
(Fonte: Blog Grupo de Estudo “Allan Kardec” – www.grupoallankardec.blogspot.com)
Tratando-se de processos de reencarnação, iremos a princípio dividir esses processos em dois, a reencarnação compulsória e a reencarnação programada.
Alguns espíritos, com um grau de evolução já mais elevado, são cientes de seus defeitos e do que é necessário melhorar numa próxima vivência na Terra, sendo esses capazes de auxiliar os espíritos responsáveis a traçar nossos corpos e nossas vivências na encarnação através do que chamamos de reencarnação dirigida ou programada, onde o espírito reencarnante pode escolher algumas provas e até algumas características do corpo físico que lhe será concedido, sempre com orientações dos mentores espirituais dedicados a esse processo.
Há também os espíritos que não estão preparados o suficiente para entender o processo evolutivo, tomando ainda escolhas infelizes e estando presos aos conceitos materiais. Tais espíritos não têm a clareza necessária para auxiliar nas características físicas e psicológicas de sua próxima encarnação, assim como também não estão preparados para escolher as provações de sua próxima vivência, dessa forma, o plano superior projeta toda a vivência futura do espírito sem a interferência deste, a essa reencarnação se dá o nome de reencarnação compulsória.
Hoje em dia a maioria das reencarnações é programada, pois nosso estágio evolutivo já permite que saibamos quais são nossos defeitos e necessidades para trabalhar e evoluir, mesmo que tomemos decisões erradas e façamos escolhas infelizes, o fazemos sabendo que aquilo é errado e que haveremos de pagar um dia, dessa forma, antes de reencarnar auxiliamos na projeção de nossa próxima vivencia na escola da vida, a Terra.

Não é fácil cumprir aqui na Terra o que nos propusemos no plano espiritual, ainda mais quando não lembramos de tudo aquilo que ajudamos a planejar lá em cima, portanto, enquanto estivermos aqui nessa escola da vida chamada Terra, que possamos encarar todas adversidades com cabeça erguida e vontade de se superar, pois tudo aquilo que passamos já foi planejado antes mesmo de nascermos, com nossa ajuda provavelmente, então se escolhemos passar por tais situações, passemos por elas bem, para depois desfrutar da alegria e satisfação de ter se melhorado.
Até a próxima,
Duten