Objetivo do blog

Este blog tem o objetivo de divulgar a doutrina espírita baseando-se nas aulas da 6ª turma de mocidade espírita do C.E.B. Seara de Luz. Todos os textos aqui encontrados foram fruto de pesquisas sobre o tema feitas em livros ou através de páginas na internet. O Blog não tem fins lucrativos. Todos as publicações deste blog podem servir de fonte para pesquisa, porém não devem ser tomadas como única fonte, busque sempre livros e outras páginas da web para uma comparação.
Boa leitura!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Mudando para melhor


Hoje após ler uma entrevista feita pela revista “Isto É” ao Sr. Roberto Shinyashiki, parei para refletir no rumo que a sociedade nos leva a tomar. Basicamente essa entrevista mostra o quanto temos sido levados a acreditar que o sucesso profissional e financeiro é mais importante do que nossas famílias e nosso bem estar.
É obvio que não vamos largar tudo pro alto para ser feliz, pois o mundo nos exige que tenhamos dinheiro para comprar uma casa, um carro, pagar as contas e manter nosso padrão de vida, mas o que não podemos fazer é deixar que essas responsabilidades financeiras dominem o nosso dia a dia.
O que vale mais? Trabalhar em uma função que não te deixa realizado, mas que te garante uma certa segurança financeira ou em uma função que te traga realização pessoal? A verdade é que não há uma resposta certa, pois a final, como disse acima, nossas necessidades de comprar carro, casa e pagar contas muitas vezes nos levam a fazer o que não gostamos para poder cumprir com as responsabilidades, mas isso não impede que possamos almejar um dia fazer aquilo que gostamos, o importante é não se acomodar e sair da zona de conforto. Se hoje você precisa fazer o que não gosta para pagar tudo o que precisa, se planeje para que, quando estiver equilibrado financeiramente, possa buscar o que gosta de fazer e de repente ganhar um pouco a menos ou quase o mesmo do que ganha atualmente, sempre lembrando que seu objetivo é fazer o que gosta, mesmo que isso leve um tempo, só não pode desistir desse objetivo.
Há saídas para todas as situações, pois a vida nos dá um leque enorme de possibilidades, se  você não pode sustentar uma família e pagar as contas do mês jogando bola, trabalhe em algo que te dê essa segurança de pagar as contas, como um escritório de advocacia por exemplo, e use seu tempo livre para jogar bola de terças e sextas-feiras de noite, você estará cumprindo o seu “dever” e fazendo o que gosta; Se você não pode “ganhar a vida” dando aulas de kung fu, trabalhe como engenheiro e pratique Kung fu no seu tempo livre, assim você terá uma válvula de escape para os momentos de Stress.
Muitas vezes é possível conciliar o dever e o lazer, para isso basta aprender a administrar o tempo que gastamos em nossas vidas, todos temos algum tempo vago, pode não ser na semana, mas sim no fim de semana, ou durante duas horas numa terça-feira, mas é certo que todos temos esse tempo livre, então nos cabe decidir o que fazer com esse tempo... Podemos dormir por estar cansados, mas não dormir sempre, pois estaremos perdendo a oportunidade de conhecer um novo lugar, jogar vídeo-game ou ler um livro interessante, podemos ir ao cinema de noite, sair com a namorada ou ficar estudando para a prova de segunda-feira, o importante é ocupar nosso tempo sempre de forma variada, para que não caiamos na rotina e para que essa rotina não nos torne “robôs depressivos” a ponto de fazer exatamente as mesmas ações todos os dias.
Pode ser difícil no começo, mas podemos fazer essa mudança pouco a pouco, se no momento é ruim acordar todo sábado mais cedo para andar de bicicleta, acorde mais cedo em sábados alternados, ou se ver que isso não te deixou melhor, faça um passeio no cinema na tarde de um domingo. Precisamos dessas diversões na nossa vida para que ela não se torne monótona e sem sal, e aê... Bora fazer essa mudança?

Até a próxima,
Grande Abraço!
Duten